sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Prorrogada a atualização no SNiic do Ministério da Cultura



A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura prorroga a atualização do cadastro no Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais (SNiic) para todos os segmentos artísticos.  A atualização cadastral  vai encerrar no dia 14/02. Dessa forma, a SEMC poderá ter um perfil dos seguimentos e atores culturais de Santarém. E ainda possibilitar maior divulgação de cada artista. 

Para fazer o cadastro os interessados devem procurar a recepção da SEMC, munidos de original e cópia do RG, CPF e currículo (impresso e digitalizado). O prédio da SEMC fica localizado, na Rua do Imperador, 640, no bairro da Prainha, esquina com a Travessa  São Cristo. O horário de funcionamento das 8h às 14h.
Seguindo as normas do Ministério da Cultura (Minc).

Texto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Casa da Cultura: o espetáculo “As Bondosas Mulheres Choradeiras" abre atividades culturais neste mês de fevereiro




Neste mês de fevereiro estão agendadas na Casa da Cultura, cinco atividades na linha cultural. E no domingo, dia 09, às, 21h,  o inicio das apresentações será um dos sucesso cênicos da cidade de Santarém, “As Bondosas Mulheres Choradeiras”, na coordenação do Grupo Teatral Olho D’ Água.

O valor do ingresso será no valor de R$ 10. A classificação indicativa, a partir 14 anos.  Esse espetáculo participará  dia 21/02, às 21h do 10º Festival de Teatro da Amazônia - Mostra 10 anos no Teatro Amazonas em Manaus.

Carnalter 2014 foi definido em reunião nesta quinta-feira (06)




A reunião para definir a programação do Carnalter 2014, na vila balneária de Alter do Chão foi positiva.  O local para a folia, a Praça do Çairé foi reafirmado no encontro como palco dessa grande festa carnavalesca. O secretário municipal de cultura, Nato Aguiar destacou a parceria dos organizadores da área distrital e o governo municipal. “ Na segunda 1º de março será na responsabilidade da coordenação do Carnalter. A Prefeitura de Santarém entra oficialmente nas atividades domingo (02/03), segunda (03/03) e terça (04/03). Isso mostra a responsabilidade deles como parceiros do governo”.

Foram relacionados no encontro, a quantidade de trios e bandas para animar os foliões. A infraestrutura como podagem de árvores e iluminação.  Um dos coordenadores do Carnalter, Mauro Vasconcelos destaca a permanência da atração dos blocos Cor de Rosa e Tucuxi. “ Essa experiência de separar as agremiações, antes juntas no Bloco o Boto deu certo. Mais uma alternativa de abrilhantar o Carnalter”.

A coordenação do Carnalter colocou a proposta para isolar com barricadas (grades de proteção), o cruzamento das ruas que contornam a Praça do Çairé. Para evitar o acesso de veículos não autorizados e facilitar a revista, com a finalidade de assegurar a diversão dos brincantes. Toda a reunião foi acompanhada pela vice-prefeita, Maria José Maia. A próxima reunião a ser divulgada será com as Instituições e entidade de segurança para cidade e o distrito de Alter do Chão. Assim como a programação oficial com as respectivas atrações carnavalescas. 

Texto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.

Encontro define Carnaval 2014




Com objetivo de definir as atividades para o Carnaval 2014, organizado pela Prefeitura de Santarém, duas reuniões  foram realizadas na tarde desta quarta-feira (05), nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC).  Os encontros foram iniciados pelo gestor da SEMC, Nato Aguiar, respectivamente com os  dirigentes carnavalescos ligados a Associação das Agremiações Carnavalescas (Asac) e da Liga Independente de Blocos de Empolgação (Libes). Os assuntos principais da reunião foi voltado para reforçar o local do evento, a Orla,  o fechamento da programação, no período de 28/02 a 04/03,  com rigor nos horários a serem cumpridos no desfile e a subvenção a repassada aos blocos.  

O secretario de cultura informou que o valor da subvenção a ser repassada para cada bloco de enredo será de R$ 8.000. E a cada bloco de empolgação 2.500.  Confirmados para desfilar pela Asac (04 blocos de enredo e 02 de empolgação) e pela Libes (08 blocos). Amanhã, quinta-feira (06), às 9h será realizada a reunião definitiva do Carnalter, em Alter do Chão, na Escola Municipal Antonio de Sousa Pedroso, na proximidade da Praça do Çairé. 

Texto Alciane Ayres-Ascom/SEMC.

SEMC vai reunir com entidades carnavalescas: CARNAVAL 2014



A Prefeitura Municipal de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) reunirá na tarde desta quarta-feira (05), com as representações da Associação das Agremiações Carnavalescas (Asac) e da Liga Independente de Blocos de Empolgação (Libes). Nesse encontro será definido as demandas propostas ao evento do carnaval pelo poder público municipal e dirigentes carnavalescos.
Os encontros serão nas dependências da SEMC, na Rua do Imperador, 640, no bairro da Prainha, em horários diferenciados, com a Libes às 13h 30 min e com a ASAC, às 15h. 

Texto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

SEMC apoia exposição visual multimídia: Corpo a Corpo




A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) apoia a exposição  do artista visual Sindri Mendes, denominada Corpo a Corpo, na linha visual multimídia.   Uma das propostas de Mendes é  chamar a atenção do público, no passeio pela anatomia do corpo que se funde com a natureza, paisagem e cantos.  

O período da exposição será de 04 a 07 de fevereiro, na Galeria de Artes Graça Landeira, nas dependências da Faculdades Integradas do Tapajós (FIT). Localizada na Rua Rosa Vermelha, 335, no bairro Aeroporto Velho. A abertura será amanhã, terça-feira (04), às 19h 30.  Nos demais dias, a visitação será nos horários de 9h às 21h. Entrada Franca.

Mais informações: Sindri Mendes ( organizador) / (93) 9166-7980         

Texto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.