quarta-feira, 30 de setembro de 2015

SEMC no apoio da 2° Festival de Bandas Musicais do Baixo Amazonas e Transamazônica



No auditório Felisbelo Jaguar Sussuarana, na Casa da Cultura, a partir das 21 horas, no próximo dia 03 de outubro a musicalidade estará em alta. Diferentes melodias, no 2º Festival de Bandas e Músicas do Baixo Amazonas e Transamazônica. Trata-se do projeto de responsabilidade social musical, do Grupo Guarany FM e TV Record Santarém, no apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) e entre outros parceiros.

Subirá ao palco o total de 20 bandas participantes. Nesta edição foram inscritas 120 bandas musicais.  Para ver e ouvir os participantes, o ingresso: 2 kg de alimentos não perecíveis. Que será troca por (01) ticket para o acesso ao Festival. A troca deverá ser feita no horário de expediente, na recepção da empresa de comunicação. Localizada: Travessa 07 setembro, 599. Entre as Avenidas Mendonça Furtado e Presidente Vargas, Santa Clara.

Sobre a ordem de apresentação: Será definida na manhã de sábado (03/10). E a partir das 9 horas, inicia-se o ensaio geral.

Mais informações:
Waldiney Ferreira (coordenação do 2º Festival de Bandas do Baixo Amazonas e Transamazônica): (93) 99128-3925

Bandas classificadas e respectivas músicas
Banda Phenomena – Música: Eu Quero Ser Mais (Santarém)
Andrei Catedral e Banda – Música: Brasília (Juruti)
Clarice Senna e Banda – Música: O Dia Nasceu pra Você (Monte Alegre)
 Suane Cristina e Banda – Música: Cabocla Tapajoara (Belterra )
 Ricardo Avelardo e Banda – Música: Mil Perdões (Souzel)
 J.Braga e Banda – Música: Hoje eu Decidi (Rurópolis)
 Diogo Ricardo e Banda – Música: Primavera Chegou (Medicilândia)
 Márcia e Banda – Música: O Amor Mortal (Almeirim)
Suelen França e Banda – Música: O Meu Lugar (Brasil Novo)
 Banda RDN – Música: Ensinamentos (Mojuí dos Campos)
 Banda Face Melody – Música: Você Brincou Comigo (Uruará)
 Banda Gotas D’Oceano – Música: Contando Segundos (Itaituba)
Banda Expressão Pauxis – Música: Ventos da ilusão (Óbidos)
Silvana Sales e Banda – Música: Eu não sou brinquedo ( Vitória do Xingu)
Banda Tambor – Música: Catraieiro (Santarém-Distrito de Alter do Chão)
Kessiane e Banda – Música: Provações (Novo Progresso)
Sheila Araújo e Banda – Música: Louca por Você (Altamira)
 Wembly Maroto e Banda – Música: O Futuro do Futuro ( Oriximiná)
 Banda Exôdo 25 – Música: O Seu Salvador (Placas)
 Banda Cavalos de Tróia – Música: Canto Caboclo (Jacareacanga)

 Texto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

VII Festival do Artesanato do Mararu


Organizado pela Associação de Moradores e Artesãos do Mararu, no apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (SEMDETUR), nos dias 02, 03 e 04 de outubro será realizado o VII Festival do Artesanato do Mararu. Durante os três dias de evento, o público poderá participar de diferentes atrativos  sociocultural.

“Nas apresentações de danças folclóricas, exposição de venda e produtos artesanais, escola da rainha do Festival, show de calouros e ainda saborear a culinária regional” , especifica o coordenador do evento”, Evandro Cunha.

Localização:  O bairro fica localizado no planalto santareno, às margens na Avenida Curua-Una, PA-370, km. 09. O evento será na Praça e Centro Comunitário do Mararu.

Sugestão de entrevistado:

Evandro Cunha (coordenação): 93-99121-2581

Programação

Dia 02/10-Sexta-feira

19h 30 min – Abertura com a palavra de autoridades e Grupo de Foliões do Mararu;
20h – Visita às barracas e apresentação de danças folclóricas (dança do Macaco e do Grupo de idosos do bairro);

Dia 03/10-Sábado

19h- Exposição e vendas de produtos artesanais;
Escolha da Rainha do VII Festival do Artesanato e Show de Calouros;
22h- Inicio da Seresta

Dia 04/10- Domingo

11h- Almoço com pratos típicos da região. Com som ambiente;
13h- Jogo do Bingo com vários prêmios;
18h- Encerramento do Festival.

Texto: Alciane Ayres/ Ascom/SEMC.


segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Biblioteca Municipal e Projeto Ciranda de Arte vão promover atividades lúdicas e musicais à idosos




“Diversão e partilhar aprendizado junto aos idosos do Asilo São Vicente de Paulo, serão realizadas, amanhã, terça-feira (29)”, diz o diretor da Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos (BMPRS), Walteci Nogueira.

Esse é o terceiro ano consecutivo da participação da BMPRS, no intuito de somar as atividades já existentes no asilo, principalmente no mês de setembro, o qual é dedicado as pessoas da melhor idade. A parceira dessa vez será com o Projeto Ciranda de Arte, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Na programação, das 16h às 18h, haverá dramaturgia por meio de fantoche, contação de história, mágica e música. Na voz e violão, o cantor Sandro Moreth. E ainda, o repasse de uma cesta básica.

Mais informações:
Diretor da Biblioteca Municipal (Walteci Nogueira): 93-99138-7310



quarta-feira, 23 de setembro de 2015

SEMC apoia a 25ª Mostra de Teatro Amador de Santarém



Uma série de atividades voltada para arte cênica, na 25ª Mostra de Teatro Amador de Santarém. Organizado pela Associação de Atores, Autores e Técnicos de Teatro Amador de Santarém (ATAS) e Associação Artístico Cultural Olho D’água, no apoio cultural da Prefeitura de Santarém,  através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), no período de 05 a 12 de outubro, na Casa da Cultura.

Na Mostra será homenageado o ator e diretor teatral Ernandes Nascimento. Ele agrega três décadas de vivencias teatrais. No ofício, um dos principais trabalhos, o espetáculo  “Paixão de  Cristo 30 anos, do grupo de teatro, o Kauré, o qual atualmente participa. Já participou do Grupo Teatral José de Anchieta (GRUTEJA), Grupo de Teatro José Dillon e do  Projeto Arte e Cultura.
Mais informações:

Elizangila Dezincourt (coordenação): (93) 99138-3372
Laurimar Figueira (coordenação): (93) 99147-3280

Programação

05/10 – (segunda-feira) – Abertura – Roda de conversa com o tema “Poéticos do Olhar” – O Encontro do Público cm a Cena Teatral em Santarém – Pará” – Palestrante: Patrícia Sardinha – 20h;

06/10 – (terça-feira) – Sistema Nacional de Cultura – Palestrante: Elizangila Dezincourt;

07/10 – (quarta-feira) – Grupo Teatral Heterônimos – Espetáculo: Os Mocorongos – Direção Darlisson Duarte – 20h;

08/10 – (quinta-feira) – Grupo Teatral Kauré – Espetáculo: Até que a Morte nos Separe – Direção: Ernandes Nascimento – 20h;

09/10 – (sexta-feira) – Convidado – Grupo de Teatro Olho D’água – Espetáculo: Contos, Cantos e Encantos Tapajônicos – Direção: Elder Aguiar - 20h;

10/10 – (sábado) – Cia. De Teatro Vitória – Espetáculo: João e Maria – Direção: João Ercilo – 20h;

11/10 – (domingo) – Grupo de Teatro Terra Firme – Espetáculo: Rouxinol e a Rosa – Direção: Laurimar Figueira – 20h;

12/10 – (segunda-feira) – Grupo Teatral Kauré – Espetáculo: A Cigarra e a Formiga – Direção: Ernandes Nascimento – 18h30.

Arte: Olho D’água.
Texto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC.




terça-feira, 22 de setembro de 2015

Çairé 2015: Tucuxi é o grande campeão do Festival dos Botos


Alter do Chão é cinza! O Tucuxi é o grande campeão do Festival dos Botos de 2015. O Boto encarnado, que defendeu o tema “O encanto da Amazônia”, levou a melhor sobre o Boto Rosa alcançando 475 pontos, contra 456 do adversário.  Agora, no tira-teima da disputa, o Tucuxi tem oito títulos, contra nove do adversário, que, também, se apresentou de forma brilhante, com o tema: "Carimbó: a festança no Çairé". 
O corpo de juradoformado pelo presidente e três jurados avaliou a apresentação dos Botos, com base em 16 itens: apresentador (comunicação, oratória e cênica); cantador (timbre e afinação); Rainha do Çairé (evolução, indumentária, simpatia e cênica); Cabocla Borari (evolução, indumentária, simpatia e cênica); Curandeiro (evolução, indumentária, fantasia e cênica); Rainha do Artesanato (evolução, indumentária, simpatia e cênica); Boto Homem Encantador (interpretação, dança e cênica); Boto Animal Evolução (evolução e cênica); Rainha do Lago Verde (evolução, indumentária, simpatia e cênica); Carimbó (coreografia e indumentária); organização do conjunto folclórico (disposição e organização dos dançarinos no lago); alegorias (evolução e acabamento), letra/música(harmonia, arranjo poético, fidelidade ao tema), ritual (evolução e cênica), torcida (animação) e sedução do boto: homem encantador e cabocla borari (cênica, indumentária e evolução).
Texto e arte: CCOM/PMS – com informações da Secretaria Municipal de Cultura
Colaboração: jornalista Alciane Ayres (assessora de imprensa SEMC)

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Apuração do Festival dos Botos


Prevista para as 16 horas, desta segunda-feira (21/09), no Lago dos Botos, a apuração do Festival dos Botos, que ocorreu no sábado, 19/09, na programação do Festa do Çairé 2015.  O corpo de jurado formado por 01 presidente do júri e mais 03 jurados avaliaram a apresentação do dos Botos ( Cor de Rosa e Tucuxi, o cinza), nas respectivas temáticas, “Carimbó/a festança no Çairé” e “O encanto da Amazônia”.   Eles avaliaram o total de 16 itens, nas atribuições exibidas pelos artistas de cada agremiação: o apresentador (comunicação, oratória e cênica); cantador ( timbre e afinação); Rainha do Çairé (evolução, indumentária, simpatia e cênica); Cabocla Borari (evolução, indumentária, simpatia e cênica); Curandeiro (evolução, indumentária, fantasia e cênica); Rainha do Artesanato (evolução, indumentária, simpatia e cênica); Boto Homem Encantador (interpretação, dança e cênica); Boto Animal Evolução (evolução e cênica); Rainha do Lago Verde (evolução, indumentária, simpatia e cênica); Carimbó (coreografia e indumentária); Organização do Conjunto Folclórico (disposição e organização dos dançarinos no lago); Alegorias ( evolução e acabamento), Letra/Música (harmonia, arranjo poético, fidelidade ao tema), Ritual (evolução e cênica), Torcida (animação) e Sedução do Boto Homem Encantador e Cabocla Borari (cênica, indumentária e evolução).

O Festival dos Botos foi incluído na Festa de mais de três séculos do Çairé, desde 1997, e a disputa de títulos entre as duas entidades, a partir de 1999. A inclusão no Çairé tem como propósito preservar o folclore da Lenda do Boto, a cultura regional e estimular o espírito criativo do povo de Alter do Chão.


Texto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC.

Foi assim no Çairé e Festival dos Botos - 2015 / Fan Page Festival dos Botos

Você quer saber, quanto a programação cultural no Çairé e Festival dos Botos (Cor de Rosa e Tucuxi), acesse o link da Fan Festival dos Botos: https://www.facebook.com/festivaldosbotos?fref=ts






Texto e fotos: Equipe da CCOM/Prefeitura de Santarém.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Começou o Çairé 2015 em Alter do Chão



Começou a festa do Çairé! Nesta quinta-feira (17/09), a população da Vila de Alter do Chão assumiu seu protagonismo e fez, assim como em todos os anos, o resgate histórico de uma festa secular, de mais de 300 anos. O Çairé começou com os tradicionais ritos religiosos, o envolvimento de todos os personagens (saraipora, mordomos, alfeires, rufadores, foliões, moça da fita, moça do tamborim, troneira, dispenseira, sargento, capitão, juiz, juíza), a busca dos mastros na Praia da Gurita, e a disputa entre homens e mulheres para levantá-los na Praça do Çairé. A festa vai até domingo com uma série de atrações: Lia Sophia na noite desta quinta-feira (17), com portões abertos, Aviões do Forró na sexta-feira (17), Banda Eva no sábado (18/09) e o Festival de Botos, com Tucuxi e Cor de Rosa, mais uma vez encantando a todos.

Mensagem do prefeito Alexandre Von

“Poucos municípios brasileiros tem uma festa de mais de 300 anos. Çairé é resgate histórico, é valorização da cultura, é fortalecimento do turismo. O Çairé, também, contribui, fortemente, para fomentar a economia do Município. Todas as Secretarias do Governo foram mobilizadas para preparar a Vila, em todas as áreas, para receber os visitantes. Parabéns ao povo de Alter do Chão por manter viva a tradição desta festa. Um bom Çairé a todos!".


Texto: CCOM/PMS.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Inicia nesta quinta-feira (17/09) - Programação oficial - ÇAIRÉ 2015





Programação oficial - ÇAIRÉ 2015

12/09/2015 - Sábado 
05h – Alvorada (fogos)
06h – Café da manhã na casa do Sr. Silvito Malaquias
08h– Busca dos mastros no Lago Verde até a praia da Gurita
22h – Baile dos Mastros (Centro Comunitário): Banda Sedução.

Dia 13/09/2015 - Domingo
15h – Enduro do Çairé

17/09/2015 – Quinta-feira (Abertura oficial do Çairé 2015)
06h – Alvorada (Fogos)
07h– Benção do Çairé
08h – Busca dos mastros na praia da Guarita até a Praça do Çairé
09h – Abertura oficial do Çairé
· Hasteamento do Pavilhão Nacional
· Palavras das autoridades
· Levantamento dos mastros
· Corte da fita do barracão
· Café regional
10h – Visita às barracas do Çairé
11h – Show local (Grupo Espanta Cão)
12h – Almoços dos mordomos e convidados
18h – Rito Religioso do Çairé
19h30 –Show local : Grupo de Carimbó Kuatá
21h – Danças tradicionais no Lago dos Botos
· Grupo Espanta Cão
· Ritual indígena
· Brincando de Çairé
· Cruzador Tupi
· Dança da maior idade
· Dança Cucurunã
· Dança Carimbó – Festa de Çairé
23h – Show regional: Lia Sophia

18/09/15 – Sexta-feira (Festa dos Visitantes)
12h – Rito Religioso do Çairé
18h – Rito Religioso do Çairé
19h30 – Show Local: Grupo de Carimbó Tambores do Sol
20h – Abre os portões do Lago dos Botos
20h30 – Aquecimento dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi (Lago dos Botos)
23h – Show nacional: Banda Aviões do Forró
01h – Show regional: Wanderley Andrade
04h – Fim da Programação

19/09/15 - Sábado (Festival dos Botos)
08h – Programações Esportivas
12h– Rito Religioso do Çairé
18h – Rito Religioso do Çairé
19h30 – Show local: Walluc
20h – Abre os portões do Lago dos Botos
21h – Esquenta do Boto Cor de Rosa
21h30 – Apresentação do Boto Cor de Rosa (Lago dos Botos)
23h30 – Esquenta do Boto Tucuxi (Lago dos Botos)
00h – Apresentação do Boto Tucuxi (Lago dos Botos)
02h30 – Show Nacional: Banda Eva
04h00 – Show local: Ricardão e Forró Eu Acho Bom
05h – Fim da Programação

20/09/15 - Domingo
08h – Programações Esportivas
12h – Rito Religioso do Çairé
18h– Rito Religioso – Missa do Çairé
21h – Banda Local: Pegada do Forró e Forró Turbinado

21/09/15 – Segunda-Feira
08h – Encerramento da Festa do Çairé 2015
· Rito Religioso do Çairé
· Agradecimentos
· Derrubada dos mastros
· A grande comunhão (Quebra macaxeira, macucauá, desfeiteira, tarubá e etc)
· Cecuiara – Almoço de confraternização
16h – Apuração
21h – Festa dos Barraqueiros: Banda Energia e Bagaceiros do Forró.


Texto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC. 

Noite de premiação para folcloristas na Casa da Cultura



A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) repassou a premiação de troféus e dinheiro para os vencedores do 41° Festival Folclórico de Santarém, ontem à noite, terça-feira (15/09), na Casa da Cultura. O secretário municipal de cultura, Nato Aguiar parabenizou os folcloristas “pela parceria em oferecer o melhor em arte folclórica, nos cinco dias de evento realizado no período de 19 a 23 de agosto”.

Nesta edição de 2015 participaram, 1. 352 brincantes. Distribuídos nas categorias: dança, quadrilha tradicional, quadrilha cômica, quadrilha estilizada, carimbó e do grupo de acesso. Participaram da noite de premiação, o presidente do Legislativo de Santarém, Reginaldo Campos e os representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (SEMDETUR), Tadeu Pinho, da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL), Rafaela Medeiros, da Associação Santarena e Grupos Folclóricos (Asgruf), Jackson Douglas Santana, e da Associação Folclórica Arte e Cultura Tapajônica (Asfacult) , Mércio Silva.

Os premiados da noite foram: 

Categoria Dança

1° Lugar: Dança Flamenca
2° Lugar: Dança Olho de Boto

Categoria Quadrilha Tradicional

1° Lugar: Quadrilha 5 Aros
2º Lugar: Quadrilha Estrela Dalva

Categoria Quadrilha  Cômica

1° Lugar: Quadrilha Bofes e Babados
2° Lugar: Quadrilha As Turbinadas
3° Lugar: Quadrilha Agora É que são Elas

Categoria Quadrilha Estilizada

1° Lugar: Quadrilha Funk na Roça
2° Lugar: Quadrilha Big Bem
3° Lugar: Quadrilha Estilizada Junina Caipira

Categoria Carimbó

1° Lugar: Festa de Carimbó
2° Lugar: Mistura de Carimbó
3° Lugar: Tradição de Carimbó

Texto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC.


segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Premiação para os vencedores do 41º Festival Folclórico de Santarém


Amanhã (15/09),  no auditório da Casa da Cultura, às 19 horas, será repassada a premiação os vencedores do 41º Festival Folclórico de Santarém. Evento cultural realizado, no período de 19 a 23 de agosto. Os prêmios serão dinheiro mais troféus.

Mais informações:

O Chefe da Divisão de Políticas Culturais, Zeka Santoro  (93) 99128-3907

Texto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC.





Biblioteca Municipal recebe 10 computadores do Projeto CDI/The Bill & Melinda Gates Foundation



O projeto Comitê para a Democratização da Informática (CDI Bibliotecas) repassou 10 computadores para a Biblioteca Municipal de Santarém/Paulo Rodrigues dos Santos, na manhã desta segunda-feira (14/09).  Foi entregue a principio, por meio de contrato de cessão em comodato. O repasse dos equipamentos foi devido a premiação do acervo público no projeto em abril deste ano.  No Pará foram contemplados apenas os municípios de Santarém e Redenção.

O projeto é uma iniciativa do Comitê CDI, com o patrocínio da The Bill & Melinda Gates Foundation, que usa a tecnologia para transformação social, empoderando comunidades e estimulando o empreendedorismo, a educação e a cidadania. Por meio de 715 espaços de empoderamento digital, a Rede CDI está presente em 14 países no mundo (Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, México, Portugal, País de Gales, Irlanda, Escócia, Polônia, Romênia e Letônia) e impactou até hoje mais de 1,64 milhão de vidas.


“Com essa aquisição poderemos dinamizar o serviço ofertado pelo acervo, seguindo os critérios do projeto parceiro. E novamente parabenizo os servidores do acervo pelo mérito”, enalteceu  o secretário municipal de cultura, Nato Aguiar.

Além dos equipamentos, nos dias 15 e 16/09, as bibliotecárias da representação Norte e Nordeste vão participar de uma capacitação, “que será voltada para a funcionalidade do projeto, sanar dúvidas e compartilhar ações desenvolvidas no acervo. O treinamento será na Biblioteca Cruzeiro (acervo público), em Brasília, Distrito Federal (DF)”, disse a bibliotecária municipal de Santarém, Renata Ferreira.

“Dentro do processo avaliativo que contemplou a Biblioteca Paulo Rodrigues dos Santos observada pela representante do CDI Bibliotecas Lia Gonsales, que esteve no mês de junho em Santarém, foram as comprovações  atuante e a qualidade profissional dos servidores no acervo” concluiu o administrador da Biblioteca pública, Walteci Nogueira.

Objetivos do projeto:

1-Fomentar a criação de um ambiente de inovação nas bibliotecas que seja referência para ampliar o acesso à leitura e ao conhecimento;

2-Contribuir na formação dos bibliotecários e profissionais que atuam na biblioteca para maior integração de tecnologia em suas atividades;

3-Criar com os bibliotecários novas práticas,  onde o uso da tecnologia estimule o acesso à informação para melhoria na qualidade de vida da comunidade;

4-Estimular a liderança nos bibliotecários para aprimorar o engajamento da comunidade em atividades de incentivo ao aprendizado, acesso à informação e à leitura;

5-Colaborar para ampliar a relevância das bibliotecas em suas comunidades, gerando histórias de sucesso e garantindo a continuidade e ampliação do projeto;

Mais informações:
Diretor da Biblioteca Municipal (Walteci Nogueira): 93-99138-7310


sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Busca dos Mastros-procissão terrestre e fluvial

 Antecipando os dias oficiais da Festa do Çairé e Festival dos Botos 2015, amanhã, sábado (12/09), a tradicional Busca dos Mastros.Trata-se do rito religioso de procissões terrestre e fluvial. Nesse ritual, aparecem os personagens como juiz, a juíza, os mordomos, mordomas, grupo musical, comunitários, visitantes e a Saraipora.

Na continuidade do rito,  os dois troncos de árvores nativas (mastros do juiz e da juíza ) são retirados das mediações do Lago Verde. No retorno da procissão fluvial, são deixados na praia da Gurita, popularmente conhecida como Praia do Cajueiro até quinta-feira (17/09). Nesta data, da praia seguirá em procissão pelas ruas do vilarejo, o destino a Praça do Çairé. A derruba dos mastros serão no encerramento do evento, dia 21 de setembro.



05h – Alvorada (fogos)
06h – Café da manhã  na casa do Sr. Silvito Malaquias
08h– Busca dos mastros no Lago Verde até a praia da Gurita
22h – Baile dos Mastros (Centro Comunitário): Banda Sedução.          


Texto: Alciane Ayres- Ascom-SEMC,

Reunião define estratégias de segurança na festa do Çairé



Na  finalidade de tratar sobre segurança e infraestrutura da Festa do Çairé 2015, o total de 30 representantes, ligados a 14  Instituições e entidades de segurança pública, e das secretarias municipais parceiras estiveram reunidos para definir estratégias sobre os assuntos, na quarta-feira (09/09), no Theatro Victória . Segundo o secretário municipal cultura, Nato Aguiar, o encontro é “necessário para expor as atribuições de cada parceiro envolvido nesta grande ação, e proporcionar mais uma festa com bastante segurança”.

A solicitação do rigor ao cumprimento dos horários da programação oficial foi unânime pelos convidados no encontro. Elias de Jesus Pereira, assessor do juizado da 5ª Vara Cível da Infância e da Juventude reforçou, quanto a rigidez na fiscalização determinada pela Portaria de n° 002/2013.  “Atentar para as condições à  entrada e permanência de crianças  e adolescentes: I- Crianças de 0 a 11 anos de idade, poderão permanecer até as 00h, desde que acompanhados dos pais ou responsável legal, todos devidamente documentados; II- Adolescentes de 12 a 14 anos de idade, poderão permanecer até as 02h, desde que acompanhadas dos pais ou responsável legal, todos devidamente documentados; III- Adolescentes de 15 a 17 anos de idade, poderão permanecer até 03h acompanhados pelos pais ou responsável legal, desde que expressamente autorizados por estes com firma reconhecida (declaração reconhecida em cartório), acompanhados de pessoa maior de idade, todos devidamente documentados”.

O subcomandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), Tarcísio Costa explicou que “serão disponibilizados 697 militares distribuídos na cavalaria, moto patrulhamento, viaturas, Grupamento Tático Operacional (GTO), Grupamento de Policiamento Turístico e a pé. Na Rodovia Everaldo  Martins [que liga a área urbana à Vila de Alter do Chão] estaremos no apoio ao Departamento de Trânsito no Pará, o Dtran. E seguiremos com rigor os horários programados”.

“Estarão em atividade 90 militares bombeiros, no serviço de prontidão e guarda-vidas. Na Logística, ambulância, lancha e viatura de combate a incêndio. E faremos fiscalização nas catraias, quanto ao equipamento de segurança”, informou o comandante do 4° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), Ten. Cel. Luis Claudio Rêgo.

A Capitania Fluvial de Santarém estará participando com 07 militares e 03 lanchas. “Faremos a fiscalização de documentos do condutor e embarcação. Utilizaremos o etilômetro. E vamos inspecionar e prevenir a poluição hídrica e possa ser originada das embarcações”, explicou o Capitão Alessandro Costa.

O representante da Superintendência de Polícia Civil do Baixo Amazonas, Euler Carlos Sousa, disse que haverá uma equipe voltada especificamente para a vila balneária, com 06 policiais civis ( 01 delegado, 01 escrivão e 04 investigadores).  “Ressaltamos o serviço de expedição de alvará e licenças para estabelecimentos comerciais do Departamento de Polícia Administrativa (DPA), a partir de segunda-feira (14/09), na unidade Integrada de Polícia em Alter do Chão e com termino na quinta-feira (17/09)”.

Pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), “o quantitativo de 50 agentes de fiscalização, com exercício na Vila, apoio ao Dtran e na Praça Tiradentes”, disse o representante da SMT, Cleber Colares.

“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) contará com 06 agentes de fiscalização, no setor de rio e no apoio ao policiamento militar fiscalizando a poluição sonora”, esclareceu o fiscal da SEMMA, Walter Santos.
  

Participaram ainda, do encontro, a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Maria José Maia, o secretário de Infraestrutura Edilson Pimentel, e representantes da secretaria municipais de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar,Saúde e Turismo. Da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, do SAMU, EDICOM,  do   Conselho tutelar III, e da Comissão Organizadora do Çairé.


Texto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Çairé/Festival dos Botos 2015: segurança e infraestrutura serão pautas de reunião


Amanhã (09/09), na Sala Cultural do Theatro Victória, às 10h, a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) vai promover um encontro para tratar sobre segurança e infraestrutura da Festa do Çairé e Festival dos Botos 2015. Foram convidados os representantes das Instituições e entidades de segurança, como também das secretarias municipais parceiras nesta ação cultural, oficialmente no período de 17 a 21 de setembro, na Vila Balneária de Alter do Chão.

Busca dos MastrosAntecipando os dias oficiais da Festa do Çairé e Festival dos Botos 2015, no sábado (12/09), será  a tradicional Busca dos Mastros. Trata-se do rito religioso de procissões terrestre e fluvial. Nesse ritual, aparecem os personagens como juiz, a juíza, os mordomos, mordomas, grupo musical, comunitários, visitantes e a Saraipora.

Na continuidade do rito,  os dois troncos de árvores nativas (mastros do juiz e da juíza ) são retirados das mediações do Lago Verde. No retorno da procissão fluvial, são deixados na praia da Gurita, popularmente conhecida como Praia do Cajueiro até quinta-feira (17/09). Nesta data, da praia seguirá em procissão pelas ruas do vilarejo, o destino a Praça do Çairé. A derruba dos mastros serão no encerramento do evento, dia 21 de setembro.

Programação Oficial:  Festa do Çairé e Festival dos Botos 2015 

12/09/2015 - Sábado 
05h – Alvorada (fogos)
06h – Café da manhã  na casa do Sr. Silvito Malaquias
08h– Busca dos mastros no Lago Verde até a praia da Gurita
22h – Baile dos Mastros (Centro Comunitário): Banda Sedução.          

Dia 13/09/2015 - Domingo 
15h – Enduro do Çairé

17/09/2015 – Quinta-feira (Abertura oficial do Çairé 2015) 
06h – Alvorada (Fogos)
07h– Benção do Çairé
08h – Busca dos mastros na praia da Guarita até a Praça do Çairé
09h – Abertura oficial do Çairé
·        Hasteamento do Pavilhão Nacional
·        Palavras das autoridades
·        Levantamento dos mastros
·        Corte da fita do barracão
·        Café regional
10h – Visita às barracas do Çairé
11h – Show local (Grupo Espanta Cão)
12h – Almoços dos mordomos e convidados
18h – Rito Religioso do Çairé
19h30 –Show local : Grupo de Carimbó Kuatá
21h – Danças tradicionais no Lago dos Botos
·        Grupo Espanta Cão
·        Ritual indígena
·        Brincando de Çairé
·        Cruzador Tupi
·        Dança da maior idade
·        Dança Cucurunã
·        Dança Carimbó – Festa de Çairé
23h – Show regional: Lia Sophia

18/09/15 – Sexta-feira (Festa dos Visitantes) 
12h – Rito Religioso do Çairé
18h – Rito Religioso do Çairé
19h30 – Show Local: Grupo de Carimbó Tambores do Sol
20h – Abre os portões do Lago dos Botos
20h30 – Aquecimento dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi  (Lago dos Botos)
23h – Show nacional: Banda Aviões do Forró
01h – Show regional: Wanderley Andrade
04h – Fim da Programação

19/09/15  - Sábado (Festival dos Botos)
08h – Programações Esportivas
12h– Rito Religioso do Çairé
18h – Rito Religioso do Çairé
19h30  Show local: Walluc
20h – Abre os portões do Lago dos Botos
21h – Esquenta do Boto Cor de Rosa
21h30 – Apresentação do Boto Cor de Rosa (Lago dos Botos)
23h30 – Esquenta do Boto Tucuxi (Lago dos Botos)
00h – Apresentação do Boto Tucuxi (Lago dos Botos)
02h30 – Show Nacional: Banda Eva
04h00 – Show local: Ricardão e Forró Eu Acho Bom
05h – Fim da Programação

20/09/15  - Domingo 
08h – Programações Esportivas
12h – Rito Religioso do Çairé
18h– Rito Religioso – Missa do Çairé
21h – Banda Local: Pegada do Forró e Forró Turbinado

21/09/15 – Segunda-Feira 
08h – Encerramento da Festa do Çairé 2015
·        Rito Religioso do Çairé
·        Agradecimentos
·        Derrubada dos mastros
·        A grande comunhão (Quebra macaxeira, macucauá, desfeiteira, tarubá e etc)
·        Cecuiara – Almoço de confraternização
16h – Apuração
21h  Festa dos Barraqueiros: Banda Energia e Bagaceiros do Forró.

Texto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC.