sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Reunião define estratégias de segurança na festa do Çairé



Na  finalidade de tratar sobre segurança e infraestrutura da Festa do Çairé 2015, o total de 30 representantes, ligados a 14  Instituições e entidades de segurança pública, e das secretarias municipais parceiras estiveram reunidos para definir estratégias sobre os assuntos, na quarta-feira (09/09), no Theatro Victória . Segundo o secretário municipal cultura, Nato Aguiar, o encontro é “necessário para expor as atribuições de cada parceiro envolvido nesta grande ação, e proporcionar mais uma festa com bastante segurança”.

A solicitação do rigor ao cumprimento dos horários da programação oficial foi unânime pelos convidados no encontro. Elias de Jesus Pereira, assessor do juizado da 5ª Vara Cível da Infância e da Juventude reforçou, quanto a rigidez na fiscalização determinada pela Portaria de n° 002/2013.  “Atentar para as condições à  entrada e permanência de crianças  e adolescentes: I- Crianças de 0 a 11 anos de idade, poderão permanecer até as 00h, desde que acompanhados dos pais ou responsável legal, todos devidamente documentados; II- Adolescentes de 12 a 14 anos de idade, poderão permanecer até as 02h, desde que acompanhadas dos pais ou responsável legal, todos devidamente documentados; III- Adolescentes de 15 a 17 anos de idade, poderão permanecer até 03h acompanhados pelos pais ou responsável legal, desde que expressamente autorizados por estes com firma reconhecida (declaração reconhecida em cartório), acompanhados de pessoa maior de idade, todos devidamente documentados”.

O subcomandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), Tarcísio Costa explicou que “serão disponibilizados 697 militares distribuídos na cavalaria, moto patrulhamento, viaturas, Grupamento Tático Operacional (GTO), Grupamento de Policiamento Turístico e a pé. Na Rodovia Everaldo  Martins [que liga a área urbana à Vila de Alter do Chão] estaremos no apoio ao Departamento de Trânsito no Pará, o Dtran. E seguiremos com rigor os horários programados”.

“Estarão em atividade 90 militares bombeiros, no serviço de prontidão e guarda-vidas. Na Logística, ambulância, lancha e viatura de combate a incêndio. E faremos fiscalização nas catraias, quanto ao equipamento de segurança”, informou o comandante do 4° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), Ten. Cel. Luis Claudio Rêgo.

A Capitania Fluvial de Santarém estará participando com 07 militares e 03 lanchas. “Faremos a fiscalização de documentos do condutor e embarcação. Utilizaremos o etilômetro. E vamos inspecionar e prevenir a poluição hídrica e possa ser originada das embarcações”, explicou o Capitão Alessandro Costa.

O representante da Superintendência de Polícia Civil do Baixo Amazonas, Euler Carlos Sousa, disse que haverá uma equipe voltada especificamente para a vila balneária, com 06 policiais civis ( 01 delegado, 01 escrivão e 04 investigadores).  “Ressaltamos o serviço de expedição de alvará e licenças para estabelecimentos comerciais do Departamento de Polícia Administrativa (DPA), a partir de segunda-feira (14/09), na unidade Integrada de Polícia em Alter do Chão e com termino na quinta-feira (17/09)”.

Pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), “o quantitativo de 50 agentes de fiscalização, com exercício na Vila, apoio ao Dtran e na Praça Tiradentes”, disse o representante da SMT, Cleber Colares.

“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) contará com 06 agentes de fiscalização, no setor de rio e no apoio ao policiamento militar fiscalizando a poluição sonora”, esclareceu o fiscal da SEMMA, Walter Santos.
  

Participaram ainda, do encontro, a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Maria José Maia, o secretário de Infraestrutura Edilson Pimentel, e representantes da secretaria municipais de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar,Saúde e Turismo. Da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, do SAMU, EDICOM,  do   Conselho tutelar III, e da Comissão Organizadora do Çairé.


Texto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário