domingo, 7 de fevereiro de 2016

Primeira noite (SÁBADO) no Corredor da Folia/Bloco da ASAC/// (SEXTA) A FEIRA DO ABADÁ

#carnavalstm2016
A abertura carnavalesca no corredor da folia,  na Orla da Cidade de Santarém foi com os Blocos do governo municipal santareno. E o primeiro foi o Bloco da Camisinha,  com muita animação, os brincantes passaram o recado de conscientização a vida saudável.


Na sequência, os Blocos da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS) e da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL). A mensagem dos brincantes dos blocos do governo municipal: "CARNAVAL é diversão/ E não exploração. Entre no Bloco da Proteção".


O primeiro Bloco de enredo da Associação das Agremiações Carnavalescas (ASAC), o BLOCO DA PULGA. O enredo: "Veras que um filho teu não foge a luta/ Sou brasileiro e não desisto nunca".
Aproximadamente 1.100 brincantes. Dois carros alegóricos no corredor da folia.




O Clima em Santarém é  Chuvoso.  E o fenômeno natural apareceu e trouxe junto  mais uma integrante da natureza climática, uma forte. No entanto, como o show não pode parar, e no entendimento da Agremiação Carnavalesca Bloco Unidos da Interventoria (ACBUI), da Associação das Agremiações Carnavalesca (ASAC)  com chuva e vento os foliões promoveram o espetáculo  no corredor da Folia. No tema carnavalesco, “Santarém minha Terra, Meu Lugar), na homenagem ao ex-prefeito, Ronan Liberal. O homenageado saiu no terceiro carro.

Na Avenida do Samba santareno apresentaram: a comissão de frente, porta estandarte, carro abre alas (a Águia, o símbolo oficial do Bloco, que representa a força da agremiação), passistas, ala da saúde, carro alegórico II (representa a câmara municipal de nossa cidade), destaque de chão, carro alegórico III (Homenagem ao ex-prefeito Ron Liberal), ala da educação, rainha de bateria, bateria, ala e  carro alegórico IV  ( representa o Mercadão 2000, um dos pontos de referência de comercialização [frutas, legumes, verduras, pescado e entre outros], na cidade de Santarém).




O Bloco de Empolgação da Associação das Agremiações Carnavalesca (ASAC), o Lingarudo foi o terceiro a animar, os foliões, padronizados com o abadá.





No tema carnavalesco, “ Professor, a arte de ensinar”, o terceiro é último Bloco de enredo da Associação das Agremiações Carnavalesca (ASAC), o “CACIQUE DA PRAINHA” contagiou o público na Orla da cidade de Santarém. “Ser professor é.../ Construir castelos./Não só castelos mágicos, belos e grandiosos./ Mas castelos fortes,/ com base firmes./Capazes de resistir ao tempo, /ás tempestades.../Às guerras e os conflitos./ “ [...].
Acima a primeira estrofe do enredo ( letra). O CACIQUE DA PRAINHA, dentre os objetivos: valoriza os talentos culturais do povo; mantem viva a tradição dos grandes carnavais de enredo; incentiva a participação, do artista e a criatividade artística e entre outros. 





















O esquenta entre os intervalos da passagem dos blocos da Associação das Agremiações Carnavalescas (ASAC) ficou por conta da BANDA FORRÓ DE NÓS (Santarém/PA).




Feira do Abadá ( 05/02/2016): FEIRA DO ABADÁ






Texto e fotos: Alciane Ayres​/Ascom-SEMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário