quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Bolsista do IAP apresentará relatório sobre Villa-Lobos




Amanhã, sexta-feira (13), às 20h, na Sala Cultural do Theatro Victória será apresentado o relatório da pesquisa em andamento denominada, “O Elo de Villa-Lobos na Amazônia”. O trabalho é do músico e pesquisador Eduardo Dias, com recurso total da bolsa de pesquisa do Instituto de Artes no Pará (IAP), e apoio da Prefeitura Municipal de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC). Dias informa que a exposição deverá mostrar tópicos da analise da vida e obra de Heitor Villa-Lobos, considerado o maior compositor e maestro brasileiro de todos os tempos, nascido no Rio de Janeiro em 1887. Como parte da exposição, o Quinteto de Flautas Doce do Instituto Wilson Maestro Fonseca fará apresentação de obras de  Villa-Lobos.

  “Na produção do relatório foram coletadas entrevistas com personalidades da historiografia da região do baixo-amazonas,  vasculhado Cartórios em busca de documentos que demonstram a relação do Maestro com a Amazônia, fotografando e fazendo as anotações necessárias, passamos a fase final da monografia”, explica músico e pesquisador. 

Villa-Lobos  teve diversos discípulos e colaboradores, dentre compositores, regentes e instrumentistas. Parceiros na realização de grandes espetáculos, muito deles para públicos de milhares de pessoas, e na revisão, cópia e organização de suas partituras, O musicista faleceu no ano de 1959.


Texto e foto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário