quarta-feira, 23 de abril de 2014

O 1º dia de mini curso da SEMC e UFOPA trata da simplificação cultural



“No atendimento as diretrizes de políticas públicas culturais firmadas no I Fórum de Cultura em 2013, no município de Santarém deu-se a primeira capacitação da parceira firmada entre a Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o mini curso de capacitação e gerenciamento de Museus”, explicou o chefe da Divisão de Cultura da SEMC, Rick Miranda.  O treinamento está a cargo do Programa de Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia (Proext-Cima/Ufopa), com o coordenador Itamar Paulino.  “Neste primeiro momento da teoria definimos aos participantes o significado de cultura. Existem várias tendências da antropológica, sociológica e apresentamos a  básica, sobre o Sistema Nacional de Cultura, e projetos”.


No segundo dia de teoria, a abordagem será especifica sobre o museu. O acervo de ontem e o atual. A praticidade do mini curso será voltada ao registro e inventário das peças do museu. “Para que eles possam entender com maior profundidade cada detalhe de história, tamanho, dimensões de tipo de material existente no museu”. 

Na assessoria do treinamento estão  04 bolsistas do (Proext-Cima/Ufopa), acadêmicas dos cursos de engenharia florestal, geologia e antropologia. Os horários das atividades: 08h 30 às 11h 30 min  e das 14h 30 min às 17h 30min.

Texto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário