sexta-feira, 10 de julho de 2015

Ritual Dabucuri abre o 21º Festival Borari na Vila de Alter do Chão


A abertura do 21º Festival Borari transmitiu ao público presente, a essência dos primeiros habitantes da Vila de Alter do Chão, os índios da etnia Borari. A proximidade entre o passado e presente foi relembrada no ritual Dabucuri. Trata-se de confraternização e celebração de exaltação à natureza. Os indígenas, de diferentes idades, agradeceram pela existência da fartura: dos frutos, caça e pesca. 
Após, o ritual indígena, a representação da organização do Festival, Marlison Soares e o titular da Administração Distrital de Alter do Chão  (ADA), Mauro Vasconcelos agradeceram a todos, quanto a confiança na realização de mais uma edição do evento cultural. Representando a Prefeitura de Santarém, o secretário de cultura Nato Aguiar, destacou a importância do evento para fortalecer a cultura Borari. “Reforço quanto a necessidade de potencialização do Borari, em conjunto, escola, comunidade e governo,  como a ramificação do Çairé, realizado no mês de setembro”.

A noite inicial do Borari prosseguiu com a apresentação do Conquista de Carimbó, da comunidade de São Braz (eixo forte) e show musical. A ação cultural é organizado pela Associação Indígena Borari de Alter do Chão, no apoio das Secretarias Municipais de Cultura (SEMC), Desenvolvimento e Turismo (SEMDETUR), Infraestrutura (SEMINFRA), Mobilidade e Trânsito (SMT) e Administração Distrital de Alter do Chão (ADA).


O evento pela primeira vez ocorre nas dependências no Galpão do Boto Cor de Rosa. Localizado na Rua do Sol, entre as Travessas Agostinho Lobato e Febrónio Batista Costa, na Vila balneária de Alter do Chão. A programação está bem diversificada culturalmente, além dos rituais indígenas, haverá , danças folclóricas e show de bandas locais. Ingresso será cobrado apenas o Show de cantores e bandas locais, no valor R$ 10.

Segurança:

O policiamento foi reforçado durante as três noites, o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), atua com 30 policiais. O 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), com 06 militares, a Defesa Civil, com  02 militares do 4º GBM e 10 seguranças desarmados.

O encerramento do evento será no domingo (12/07).

Mais informações:
Júlio Borari (organizador e presidente da Associação Indígena Borari de Alter do Chão): (93) 99197-6890
Marlison Soares (organização e presidente da Associação Indígena Borari de Alter do Chão): (93) 99174-4445

PROGRAMAÇÃO DO 21º  FESTIVAL BORARI


DIA: 11 /07/2015 (Sábado)
20h- Danças Folclóricas
23h 30min-Banda Forró do Paredão 
01h 30 min-Banda Forró Mania
         

DIA: 12/07/2015 (Domingo)
20h – Ritual de encerramento
21h –  Danças Folclóricas

22h- Banda Xiado da Xinela (Cidade de Manaus/AM).

Texto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC.
T

Nenhum comentário:

Postar um comentário