terça-feira, 12 de março de 2013

O ESPETÁCULO “ O DIA QUE A TERRA DANÇOU” CHEGA À SANTARÉM





“O oriente estava próximo a completar o ciclo vital com celebrações a natureza, numa época de grande prosperidade, num passado indeterminado”. Esse é o inicio da narrativa vivenciada no palco por 3 atores e 3 atrizes no espetáculo, “O Dia que a Terra Dançou”, da Associação dos Artistas Cênicos do Amazonas – Arte & Fato (AAACA).  Esse espetáculo foi contemplado no prêmio Myriam Muniz da  Fundação Nacional de Artes  (Funarte), em 2012. A Secretaria Municipal de Cultura - SEMC no apoio a apresentação vai disponibilizar nesta quarta-feira (13), às 19h, o Theatro Victória.  Nesta terça-feira, um laboratório cênico foi realizado na Casa da Cultura Todos os membros da categoria do teatro de Santarém  foram convidados a participar.

Segundo o produtor do espetáculo, Wesley Almeida informa que por conta da premiação através da FUNARTE, a equipe fará turnê por 10 cidades distribuídas no Amazonas e no Pará. Sendo que no Pará, as contempladas foram Santarém e capital paraense. E garante  como importante dessa passagem pela cidade santarena. “Esse intercâmbio é muito válido para todos que vivemos nos limites amazônicos, principalmente na dimensão de atividades teatrais. Essa é a segunda vez que estamos em Santarém. Na primeira foi em 2004 com outra apresentação  é a população local foi muito receptiva ao nosso trabalho”. 

O espetáculo foi escrito por Douglas Rodrigues, a partir do texto original: O MITO DO ALÉM MAR. Base de suas experimentações para a infância e a juventude, onde a tragédia, e os mitos revigoram suas inquietações de encenador. O texto foi pesquisado no bairro da liberdade SP/ São Paulo dentro do projeto de residência artística, patrocinado pelo Ministério da Cultura (Minc), em  2010.  Foi encenado no mesmo ano, participando do VIII FTA – Festival de Teatro da Amazônia, recebendo prêmio de melhor figurino, iluminação e direção para o escritor. O artista com mais de 12 anos no teatro, envereda por inúmeras linguagens: Teatro,  Dança, Música e Artes Plásticas. Douglas vai ministrar o Laboratório Cênico, diz que “a atividade é uma interação entre  os  atores, ação e música. Principalmente mostrar a contribuição da musicalidade  na atuação do ator”.

Entrada ao espetáculo: Para ter acesso ao espetáculo amanhã (13), às 19h, no Theatro Victoria, o público poderá lavar 1kg de alimento não perecível. Os alimentos serão doados a uma entidade social de Santarém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário