terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Acervo Municipal quase meio século à serviço da sociedade santarena


Secretário Municipal de Cultura, Nato Aguiar, pesquisador Cristovam Sena, bibliotecária, Renata  Ferreira e o diretor da biblioteca municipal, Walteci Nogueira . Foto-Alciane Ayres-Ascom-SEMC.

Dia festivo nesta terça-feira (20/01), no acervo municipal, administrado pela Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), em comemoração aos 48 anos de fundação da Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos. Na abertura, o secretário de cultura, Nato Aguiar enalteceu o serviço prestado a sociedade santarena. Mencionou os desafios, quanto a necessidade de melhoria na ampliação do espaço. “Mas a satisfação em saber que este espaço público consegue atender o campo da pesquisa e com alta aceitabilidade local e de visitantes de outras cidades. E hoje reinauguramos o telecentro, com a função para pesquisa on line, e como ferramenta na execução de cursos de informática”.


Ainda com parte da programação, uma palestra sobre a importância do acervo para a vitalidade histórica cultural no munícipio, com o pesquisador Cristovam Sena. Usuários que mais emprestaram livros durante o ano de 2014 foram contemplados com kits de leitura e   finalizando com coquetel. O prefeito de Santarém, Alexandre Von e vice-prefeita  estiveram no final da manhã visitando as novas  instalações do telecentro reinaugurado  no acervo.
Alguns dos usuários premiados que mais emprestaram livros-Rodney Silva da Costa, Thiago Araújo Monteiro e Nayara Talita Moreno Rodrigues. Foto-Alciane Ayres-Ascom-SEMC.


                    Prefeito Alexandre Von, secretário municipal de cultura, Nato Aguiar e servidores da Biblioteca Municipal.

Vice-prefeita de Santarém, professora Maria José esteve no final da manhã desta terça-feira, na Biblioteca Municipal.
 Estrutura- A Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos foi fundada em 20 de janeiro de 1967, na época localizada, no antigo Theatro Victória. Em 1975 foi transferida para as dependências da Casa da Cultura. Capacidade: 56 usuários acomodados no salão geral de estudos. Disponibilização de 04 computadores para pesquisa gratuita na internet. Agora com o Telecentro reativado, composto de 11 computadores. Atualmente estão cadastrados  2.998 usuários. Em 2014, a quantidade de empréstimos foram de 1.500 livros, acréscimo a mais  em relação a 2013, que foram 1.010 livros. No total de 12.539 títulos estão disponíveis no acervo, como clássicos, estudos amazônicos, dicionário, a história de Santarém, enciclopédia, folclore, literatura, romances e entre outros.

Localização: Avenida Borges Leal, 1558, entre a Avenida Barão do Rio Branco e a Travessa Silvino Pinto, no bairro Santa Clara. Com funcionamento, de segunda à sexta-feira,  das 8h às 18h.




Servidores da Biblioteca Municipal. Foto-Alciane Ayres-Ascom-SEMC.
Texto e Foto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário