quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Governo, instituições de segurança e entidades carnavalescas discutem o planejamento da segurança do Carnaval 2015



Com a proposta de oferecer segurança aos foliões, durante a quadra carnavalesca, na área urbana de Santarém e no distrito de Alter do Chão, na manhã desta quinta-feira (29/01), na sala cultural do Theatro Victória, participaram 21 representantes de instituições de segurança para discutir o tema. O evento é organizado pela Associação das Agremiações Carnavalescas (Asac), Liga Independente de Blocos de Empolgação (Libes) e Carnalter, em parceria com a Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Cultura (SEMC).


“Garantir a segurança aos brincantes é prioritário, a exemplo do ano passado quando conseguimos minimizar bastante os incidentes dentro dessa grande festa cultural. Consequência do trabalho ostensivo e com muita competência dos órgãos de segurança, proporcionando tranquilidade à população", disse o secretário de Cultura Nato Aguiar.


O diretor da 16ª Seccional de Polícia Civil, Nelson Silva, confirmou que o efetivo está pronto para atuar, tanto na área distrital de Alter do Chão, quanto na cidade. “Vamos atuar em flagrante os que  por ventura não forem para brincar o carnaval, quem for com a pretensão de atos de violência vai ser tirado de circulação e a Polícia Civil estará pronta para fazer o procedimento”, garantiu.


Pela Polícia Militar, o comandante do Grupamento Tático Operacional Capitão Wilton Chaves, adiantou a probabilidade de todo o efetivo do 3º Batalhão de Policia Militar (BPM) estar voltado à programação de carnaval. Atualmente a corporação tem no quadro mil militares.


O 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) já traçou o esquema de ação. No total, 41 militares atuarão no carnaval. Desses 29 estarão em exercício na praia, em sistema de rodízio, nos balneários de Alter do Chão, Aramanaí, Maracanã, Pindobal e Ponta de Pedras. Na logística, lanchas, viatura e caminhão de incêndio.


“A Capitania Fluvial de Santarém vai destinar 12 militares. A logística será distribuída da seguinte forma: 04 para cidade (02 lanchas)  e 08 em Alter do Chão (01 lancha, 01 moto aquática e 01 viatura”, de acordo com informações do chefe da Divisão de Segurança, Capitão Alessandro Mattos.


As Portarias 001/2009 e 001/2014 que regem as normativas sobre o Carnaval, da 6ª Vara Cível da Infância e da Juventude, foram novamente reforçadas pelo representante do juizado, Elias de Jesus Pereira, quanto os horários: crianças até 06 anos de idade – horário limite 0h. Crianças de 07 a 11 anos – até às 02h, adolescentes com os pais: até o término do evento, adolescentes com autorização escrita dos pais até 0h.


Participaram da reunião, o secretário municipal de Meio Ambiente, Podalyro Neto, o coordenador municipal de Defesa Civil, Darlison Rego Maia, o chefe da Divisão de Esporte e Lazer da SEMJEL, Ney Bendelack, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), o SAMU, através do enfermeiro Tiago Tapajós, o Conselho tutelar II, por meio do conselheiro Francisco Ednaldo e  o Conselho Tutelar III, através do conselheiro José Quaresma.


Os dirigentes da Asac e Libes ficaram de repassar a ordem do desfile dos blocos. Desfilarão no corredor da folia, 05  e 07 blocos, respectivamente.

Programação  - Carnaval 2015

Orla da cidade
13/02 - Feira do Ábada
Local: Praça do Pescador
Horário:  19h às 23h
14/02 – Desfile da Asac
Local: Orla
Horário: 19h às 02h
15/02 – Desfile  da Libes
Local: Orla
Horário: das 19h às 02h
16/02 – Carnavelhinho
Local: Praça do pescador
Horário: das 18h às 23h
17/02 – Asac e Libes
Horário: das 19 horas às 02 horas

Carnalter
Distrito de Alter do Chão – Praça do Çairé
14/02 (Sábado)
21h – Festa dos Visitantes
Banda musical e desfile dos blocos
01h - Encerramento

15/02 (Domingo)
17h - Bandas e trios elétricos / Início dos desfiles dos Blocos
01h - Encerramento 
16/02 (Segunda-feira)
17h - Bandas e trios elétricos / Início dos desfiles dos Blocos
01h – Encerramento
17/02 (Terça-feira)
17h – Banda e Início dos desfiles dos Blocos
01h – Encerramento

Texto e foto: Alciane Ayres - Ascom/SEMC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário