domingo, 30 de agosto de 2015

Centro Cultural João Fona é reaberto ao público



Uma bonita festa marcou a reabertura do Centro Cultural João Fona à população santarena, na noite desta sexta-feira (28/08). O prédio, que abriga o Centro, foi totalmente reformado e restaurado, mas foram mantidos seus traços e características originais. Este importante equipamento de nossa cultura está preservado, para garantir à geração atual e as gerações futuras de santarenos o conhecimento sobre nossa rica história.




Uma grande parte da história de nosso Município concentra-se no Centro Cultural João Fona. Ele é o segundo prédio mais antigo de Santarém, o primeiro é a catedral de Nossa Senhora da Conceição. A obra foi concluída em 1867 e a inauguração ocorreu em 1868. Ele já sediou os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Município. O prédio passou a ser denominado de Centro Cultural em 27/08/1991, através de Lei Municipal sancionada pelo então prefeito Ronan Liberal, a partir de proposição do então vereador e atual prefeito de Santarém, Alexandre Von. Nele estão expostas milhares de peças arqueológicas: peixes fossilizados, beijus de mandioca, restos de sambaqui, peças inteiras e fragmentos de cerâmicas de várias culturas e diversas fases, produzidas artisticamente pelas tribos indígenas que habitaram Santarém.




Além do material arqueológico, estão expostas, também, inúmeras peças de artesanato indígena, imagens sacras esculpidas em madeira, jornais, livros e móveis utilizados na antiga Câmara e no Fórum de Justiça, uma coleção de moedas antigas, a galeria dos ex-intendentes e ex-prefeitos e muitas outras peças que enriquecem o ambiente e satisfazem seus turistas.
Por falar em turista, o Centro Cultural João Fona é o cartão de visita para quem quer conhecer Santarém. Ele está incluído, anualmente, nas rotas turísticas de visitas nacionais e internacionais.
Restauração do prédio

Com recursos próprios da Prefeitura de Santarém, a restauração do espaço foi conduzida pelo artista plástico Renato Sussuarana, que coordenou uma equipe de colaboradores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA).

O prefeito reiterou que o Centro Cultural João Fona tem uma importância singular para a história de Santarém. “Hoje, ele passa a abrigar, além do nosso museu arqueológico, uma galeria para exposições temporárias, uma biblioteca e a nossa Academia de Letras e Artes de Santarém. Sem dúvida alguma esse equipamento vai cumprir a sua função sociocultural de contar a nossa história. Um povo que não guarda e não resgata a sua memória e a sua cultura não tem o que dizer. Nós, santarenos e tapajônicos, temos uma rica história e muito a contar para esta geração e as próximas que virão. Esse espaço passa a ser, novamente, de uso de nossos estudantes, dos amantes da nossa cultura e dos visitantes. Um espaço de todos nós”, destacou o prefeito Alexandre Von.

Homenagens

Na reabertura do Centro Cultural João Fona, Alexandre Von prestou homenagens a alguns dos ex-prefeitos de Santarém: Paulo Lisboa e Adelerme Cavalcante (que não puderam comparecer à inauguração), Oti Santos, Ronaldo Campos, Ronan Liberal, Rui Corrêa, Joaquim de Lira Maia e Maria do Carmo Martins, que na ocasião foi representada pela professora universitária Socorro Pena. O prefeito, também, comentou as homenagens prestadas a expoentes de nossa cultura, que levam o nome das salas do Centro Cultural João Fona.

-João Fona: patrono do Centro Cultural João Fona;
-Wilde Dias da Fonseca (historiador e músico): patrono da sala que abriga a Academia de Letras e Artes de Santarém;
-Felisberto Sussuarana (escritor) – filho do filólogo Felisbelo Jaguar Sussuarana. É o patrono da Biblioteca do Centro Cultural;
-Laurimar Leal (artista plástico) – patrono da Galeria de Exposições Temporárias que vai divulgar o talento de artistas plásticos, fotógrafos, escultores, etc.
-Ubirajara Bentes de Sousa: patrono do Museu Arqueológico;
-Elinaldo Barbosa dos Santos (ex-prefeito de Santarém): patrono do Gabinete Protocolar. “Elinaldo, no exercício da nobre missão de estar prefeito do Município de Santarém, foi assassinado nesse espaço, que passa a ser denominado Sala Prefeito Elinaldo Barbosa dos Santos”, disse o prefeito Alexandre Von.

A festa ainda teve a ilustre apresentação do violonista Sebastião Tapajós e artistas de nossa terra, que abrilhantaram a noite, no Anfiteatro Joaquim Toscano.


Texto: Coordenadoria de Comunicação (CCOM)-Prefeitura Municipal de Santarém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário