sábado, 24 de maio de 2014

Visita técnica na igreja de Nsra. da Assunção/Vila Franca prevê projeto de restauro


No atendimento a demanda de resgate cultural a prédios históricos no município de Santarém identificados pela Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) foi realizada um levantamento técnico pela equipe formada de  engenheiro, projetista e restaurador da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA), na igreja bissecular de Nsra. da Assunção, na Vila Franca, na manhã deste sábado (24/05).  O lugarejo está situado na região da Resex Tapajós/Arapiuns, as margens do rio Tapajós.  

O secretário adjunto e engenheiro civil da SEMINFRA, Mauro Maues, em prévia avaliação explica que a estrutura encontra-se bastante deteriorada, mas nada que impeça a execução de um bom trabalho. “A estrutura de madeira do telhado poderá ser aproveitado, apenas incluirá a troca de ripas. Já as telhas teriam que ser substituidas por total devido ser fina (fibrotex de 4 milimetros). O piso deve continuar e as paredes deverão ser restauradas. E em  volta  do prédio teríamos que fazer uma parte de contenção”.

Após esse levantamento, Maues  acredita que na segunda quinzena de junho, o projeto de recuperação em restauro deverá estar pronto e será entregue ao prefeito Alexandre Von para avaliação e na possibilidade de inicio da execução dos trabalhos.



José Joaquim Sousa da coordenação da igreja na vila, diz estar confiante na proposta do governo no atendimento a solicitação ao restauro do prédio religioso católico. “Nunca foi feito um serviço desse porte na igreja, todos os moradores aguardam com grande expectativa por esse trabalho”. O levantamento foi acompanhado pelo chefe da Divisão de Cultura da SEMC, Rick Miranda, o projetista George Miranda e o restaurador Renato Sussuarana.

Segundo historiadores, o povoado que deu origem a Vila Franca surgiu em 1723 pelo missionário Manoel Rabelo, padre secular da Companhia Menino Jesus (jesuítas), quando fundou a missão de Nsra. da Assunção.  E a categoria de Vila foi instituida em 12 de março de 1758.  O prédio eclesial é considerado pelos moradores da vila como patrimônio histórico dedicado a devoção de Nossa Senhora da Assunção, a festa é celebrada no dia 15 de agosto.


Texto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário