sexta-feira, 22 de maio de 2015

I dia - Centenas de pessoas participam da Festa do Divino Espírito Santo na Vila de Alter do Chão



Iniciou na tarde desta sexta-feira (22/05), a Festa do Divino Espírito Santo. Um intercâmbio  histórico religioso, entre os comunitários católicos da Vila de Alter do Chão (rio Tapajós) e de Mangal- Parauá (rio Tapajós), o chamado, o rito religioso, o  Çairé. O evento é Organizado pela Coordenação do Çairé  e comunitários de Mangal- Parauá. No apoio Prefeitura de Santarém, através das Secretarias Municipais de Cultura (SEMC), Desenvolvimento e Turismo (SEMDETUR) e da Administração Distrital de Alter do Chão (ADA).

Na programação inicial, o primeiro encontro do rito, existente em várias comunidades interioranas da região do Baixo Amazonas, as Folias(ritos religiosos de Alter e Mangal encontraram-se no Centro de Atendimento ao Turista (CAT). A segunda Folia aportou em uma embarcação de médio porte, com 110 comunitários e juntaram-se a Folia de Alter com o montante de aproximadamente 200 pessoas.


E seguiram em diferentes embarcações, no roteiro de ida e volta a entrada do Lago Verde. Com retorno ao CAT. Na rota, animação reflexiva, por meio de Ladainha. A Benção ao Divino Espírito Santo, seguida da benção do Mastro. O símbolo da fartura foi levado em procissão até a Praça Sete de Setembro.

Após a chegada, no logradouro. Foi ornamentado, com frutos e produtos seculares da agricultura amazônida, como a mandioca. Erguido o mastro. Todos foram convidados a participar da Novena do Divino Espírito Santo, na Igreja de Nsra. da Saúde. No encerramento, a partilha, com  um jantar ofertado aos participantes do Rito religioso.

Histórico- O culto ao Divino foi inserido no vilarejo do Parauá no ano de 1870, pela família do senhor Amélio José de Melo. As cerimônias religiosas são heranças dos portugueses. E perpetuam preservadas nos aspectos tradicionais nas comunidades em meio a grande floresta amazônica, há mais de 145 anos. A devoção ao Divino Espírito Santo é a maior prova não apenas da fé do homem amazônico, mas o secretismo da cultura dos povos da floresta. 
A visita da Confraria do Divino Espírito Santo à vila de Alter do Chão é uma troca de experiências cultural religiosa, a qual, o lugarejo é o berço da maior manifestação cultural e religiosa, no interior da Amazônia: a Festa do Çairé. Atualmente festejada no mês de setembro. A Coroa do Divino é composta por mais dois elementos, que são a Salva e o Cetro.

Programação segue até o domingo 24/05.

23/05 – Sábado

04h-Alvorada com queima de fogos;
07h- Café da manhã  compartilhado;
12h-Momento de Oração e Novena ao Divino Espírito Santo;
18h- Novena ao Divino, ladainha e coroação da Imperatriz.


24/05-Domingo

06h-Oração do Ângelus e queima de fogos;
08h-Procissão, seguida de celebração eucarística;
10h-Encerramento com derrubada do Mastro e Dança dos Pretinhos. Distribuição do Tarubá.



Mais informações:
Coordenação do Çairé: Cleuton Von (93-99123-9159)
Administrador Distrital de Alter do Chão (ADA): Mauro Vasconcelos (93-99131-2169)

Secretaria Municipal de Cultura-SEMC – pesquisa: Lucinato Serique (93- 99129-2058)



Texto e foto: Alciane Ayres - Ascom/SEMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário