domingo, 2 de março de 2014

Blocos de enredo apresentaram 2.800 brincantes na Orla de Santarém



A noite de ontem, sábado, 1º de março, o público  observou,  cantou, aplaudiu e vibrou com o desfile dos blocos de enredo, filiados a Associação Santarena de Agremiações Carnavalescas – Asac.   Os quatro blocos de enredo juntos levaram 2.800 brincantes para  sambar, no corredor da folia, na Orla de Santarém. Antes do desfile da Asac, o bloco da Camisinha fez o esquenta folia, no chamado a responsabilidade da prevenção as doenças sexualmente transmissíveis. Em cada intervalo dos blocos,  os Dj’s  Jouberte e Mitinho  agitaram com o mix carnavalesco.   Cada agremiação exibiu a criatividade artística carnavalesca, por meio de uma história, encadeada pelo brilho das fantasias, adereços,  dos carros alegóricos e da cadência rítmica das baterias.

Na ordem de desfile da Asac, o bloco Unidos  da Interventoria apresentou o enredo, “Carlos Alberto Mangueira”.  Uma homenagem ao falecido carnavalesco, artesão, e folclorista santareno, conhecido como Mangueira. A agremiação Unidos de Aparecida, nas cores verde e branco, entrou na avenida com o enredo, “Sim ao Estado do Tapajós”, narra a luta pela criação de nova área territorial. E cantou o amor em ser Tapajoara, na ala nosso amor ao Tapajós. O bloco Cacique da Prainha com mais de duas décadas de fundação, desfilou com enredo, “Alter do Chão o paraíso brasileiro”.  Um pouco do cenário da vila de Alter do chão foi destacado na passarela. Lugar mundialmente visitado, que todos com os encantos na alegria/hospitalidade dos comunitários, natureza, gastronomia e cultura. E com a simbologia do povo Borari, nos costumes, musicalidade e arte.

Com o tributo ao carnavalesco e advogado Tito Viana, no enredo, “A pulga em viagem à Tapajônia. Trata-se do redescobrimento a cultura popular, inspirada em seus costumes, lendas, encantos, magias e poesias. Contadas por uns e cantadas por outros. E tudo isso foi transformado em um verdadeiro espetáculo na avenida. Fechando as apresentações dos blocos de enredo da Asac. Neste domingo, a programação continua com os blocos da Liga Independente dos Blocos de Empolgação de Santarém ( Libes)  e convidados, na segunda o Carnavelhinho e na terça-feira, os desfile dos campeões da Asac e blocos da Libes.  

Segurança-  Mais uma vez a programação de carnaval na Orla da cidade prossegue totalmente tranquila e segura. Nesta segunda noite, segundo Capitão  da Polícia Militar, Tarcísio Costa nenhum registro de relevância, no corredor da folia. Atuaram no sábado (1º/03), 160 militares e na segurança desarmada, 95 atuam no sistema de revista.

Apuração-  Amanhã (03/03), segunda-feira será a apuração das notas dos jurados do desfile dos blocos da Associação Santarena de Agremiações Carnavalescas – Asac. A banca avaliadora foi formada por nove jurados. Os quesitos julgados foram: samba de enredo, alegorias, fantasia, harmonia, bateria, comissão de frente, visual/conjunto, organização/ evolução e porta estandarte. O local da apuração: Theatro Victória, as 10h.

Texto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário