quinta-feira, 20 de março de 2014

Três categorias são homenageadas na Semana do Artesão


A festa foi alusiva ao dia do Artesão, na sala de exposição do Terminal Fluvial Turístico (TFT), ontem à noite, ao som instrumental, da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho. O marco inicial da Semana do Artesão com um vasto programa cultural e com a Feira do Artesanato. Evento promovido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), Associações e Artesãos Autônomos. O público presente teve conhecimento sobre o histórico de vida e da arte das homenageadas, a artesã In Memoriun, Maria Lucinelma Pereira e a Artesã Padrão, Laurilene Pedroso Pinheiro. Três peças artísticas dos três concorrentes a categoria Artesão Revelação foram avaliadas por cinco jurados nessa primeira noite. 

O secretário municipal de Cultura, Nato Aguiar agradeceu a participação da categoria como parceira nas atividades culturais do governo. Acredita na importância estratégica do segmento. E reforçou a informação repassada pelo executivo no repasse de mais um instrumento, o Centro Permanente de Artesanato de Santarém, com a previsão de entrega no mês de junho. 


No encerramento da noite foi divulgado o resultado da eleição. Com 228, 5 pontos, o Lutier, Nilson Areolino Ferreira de Sousa é o Artesão Revelação, seguido de Cristine Junott, com 209,5 pontos e Erick Araújo da Silva, com 206,5 pontos. Foram julgados nos trabalhos, a matéria-prima utilizada (confecção e acabamento), ferramentas utilizadas, dificuldades de execução e acabamento. A entrega dos troféus aos homenageados de todas as categorias será feito no domingo, 23. Participam do evento cultural, 86 artesãos.


                                                                          PROGRAMAÇÃO
20 / 03 (Quinta-feira)-Pça do Pescador (Orla)
19h ---Centro Cultural Angonal de Capoeira
20h- Banda de Música da Escola Almirante Soares Dutra
21h- Show Musical - Nato Aguiar

21 /03 (Sexta-feira)- Palco da Praça do Pescador
Música ao Vivo - Paulinho Barreto e Geridi
Dança Carimbó do Tapajós

22/03 (Sábado) – Pça do Pescador
19h - Arpejando 5to de Flautas
20h - Coral de Flautas Maestro Wilson Fonseca
21h - Dança Bailado de Carimbó

23/03 ( Domingo) – Pça do Pescador
20h - Entrega do Troféu ao Artesão Revelação
21h - Orquestra Jovem Maestro Wilson Fonseca
Música ao Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário