sábado, 6 de setembro de 2014

Busca dos Mastros - Çairé 2014


ACESSE para visualizar textos e fotos sobre o  Çairé 2014: https://www.facebook.com/semcstm?ref=hl

A Saraípora, Maria Justa, uma das personagens do Çairé chega a residência de Selvito Malaquias e reza diante do símbolo maior, arco ( Santíssima Trindade). Na mesa a cora do Divino.
 Após a oração ocorre a partilha no café da manhã, logo deve sair em procissão pelas ruas do Distrito de Alter do Chão para a Busca dos Mastros até o Lago Verde.

Profissionais da imprensa santarena e a equipe da Divisão de Eventos da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) presentes na procissão fluvial, a segunda etapa da Busca dos Mastros.

Os mastros da espécie Tachi Preto já estavam a margem do Lago Verde, na área denominada Enseada do Porto Grande. Os organizadores do Çairé fizeram uma pausa para o replantio das 20 mudas, dentre as espécies: Mogno Amazônico, Andiroba, Cumaru e Preciosa. Demonstração da responsabilidade ambiental. Depois os mastros foram erguidos pelos mordomos e mordomas, que carregaram até as catraias. E nesse momento seguem para a praia da Gurita (praia do Cajueiro). Alojados na praia só sairão na quinta-feira (11/05), quando serão erguidos na Praça do Çairé, momento que marca a abertura oficial dessa grande festa cultural.


Texto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário