segunda-feira, 23 de março de 2015

Semana do Artesão encerra com saldo positivo


Encerrada ontem, no domingo (22), a Semana do Artesão reuniu 57 profissionais da área urbana e de comunidades, vinculados, a Associação dos Artesãos do Oeste do Pará (AAOPA), Associação Cultura Santarena (ACAS), Associação Amazônica Encontro das Águas (AGUAS), Associação dos Profissionais de Artesanato de Santarém (AMA),  Associação  da Feira de Artesanato de Santarém (AFAARTS), Clube de Mães e o Grupo de Arte Cultura do Mapiri (Garculma) e da Asarisan-Cuias do Aritapera. No apoio do governo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), dentro da programação, uma grande variedade de produtos foram expostos e comercializados, nas dependências do Terminal Fluvial Turístico (TFT) e na Praça do Pescador. “Em prévia avaliação podemos confirmar que foi bastante positiva o evento, com propósito alcançado, com ênfase na participação do tripé do artesanato santareno, a cerâmica Tapajônica, cuias do Aritapera e os trançados do Arapiuns. O público mais uma vez prestigiou o evento, em média três mil pessoas passaram pelos dois pontos de exposição”, destacou o chefe da Divisão de Políticas Culturais da SEMC, Rick Miranda.
A artesã Angela Pereira, da Comunidade de São Miguel, da região de rios (Arapiuns), na primeira participação confirma que o retorno das vendas e principalmente da divulgação da arte feita da palha de tucumã ( planta nativa amazônida) empolgou muito mais a classe artesanal. “ Vamos levar a experiência de participar na feira, como contentamento das pessoas que ficaram admirando com a confecção e o acabamento das nossas peças, o que incentiva a investir na produção”.

Os doces artesanais, com matéria-prima, dos frutos como  cupuaçu, muruci, caju e entre outros tiveram em alta. A artesã, na comunidade de Vila Nova, região de planalto, do Eixo Forte, colocou um quantitativo de 550 doces na feira. “Retorno muito feliz, os doces foram muito bem aceitos e tudo foi vendido”.

Na próxima sexta-feira (27), será feita a avaliação geral da Semana do Artesão e as definições para a Feira da Páscoa. O local do encontro, a Casa da Cultura, às 8h 30 min. 

Texto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário