sexta-feira, 20 de março de 2015

SEMANA DO ARTESÃO PROSSEGUE ATÉ DOMINGO (22)


Encerra no domingo, 22/03, a Semana do Artesão 2015, organizado pelas entidades da linha artesanal, no apoio da Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Cultura (SEMC). Participam o total de 57 profissionais, vinculados a 08 segmentos da arte, qualificados em habilidades manuais e o artesanato.  A abertura, ontem à noite, quinta-feira (19), data comemorativa ao artesão, ocorreu no Terminal Fluvial Turístico (TFT), com homenagens e a presença de autoridades , pela PMS /SEMC, o Chefe de Divisão de Políticas Culturais, Rick Miranda, a Câmara Municipal de Santarém, o vereador Silvio Amorim, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (SEMDETUR), Neide Noronha e a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL), Flora Aparecida.

“Ficamos honrados novamente em participar desta ação, que reúne diferentes mostras de trabalhos de artesanato e habilidades manuais. Com destaque para a geração de rendas. O tripé da exposição deste ano, temos cerâmicas, trançados e as cuias”, destacou Rick Miranda.

A representante da SEMDETUR, Neide Noronha reforçou que logo, o Centro de Artesanato Cristo Rei, será inaugurado. “Garantimos que será um divisor de águas para valorizar ainda mais a arte santarena. De grande importância para fortalecer a história do município de Santarém”.

O mestre Izauro Farias de Sousa (95) , um dos nomes, que ganha o mundo, na arte de cerâmica, na maioria peças utilitárias ( castiçal, pratos, panelas e entre outros), presente no evento, diz sempre ficar emocionado em ver os alunos dele, em ações deste porte.

Os homenageados escolhidos pelos artesãos foram: Trabalhadora manual – Raimunda Camargo, Trabalhadora  manual Revelação – Cristina Feitosa Leal, , Artesão Padrão – Elias Silva e Artesão Revelação- João Luis Rocha Viana.

O expediente nos locais da Exposição:
No Terminal Fluvial Turístico (TFT) – das  09h às 22h

Na Praça do Pescador – das 17h às 22h

Texto e Foto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário