quinta-feira, 31 de março de 2016

Musical da Páscoa do Instituto Maestro Wilson Fonseca


O Musical da Páscoa, organizado pela direção do Instituto Maestro Wilson Fonseca (IMWF) será no domingo (03/04), no auditório da Casa da Cultura, das 9 h e 30 min às 11 h. O evento artístico vai reunir centenas de alunos, nas exibições em dança, música e teatro, voltados para a temática da Páscoa. “Devido as inúmeras atividades no domingo de Páscoa dos alunos com a família, no último dia 27/04. Resolvemos festejar a Páscoa, através da arte, no Musical da Páscoa.

Mais informações:
Agostinho Fonseca (diretor do Instituto Maestro Wilson Fonseca (IMWF) : 93-99122-1767


Arte: IMWF
Texto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC.

Oficina gratuita na Casa da Cultura: teoria e experimentações em dança/teatro




“No propósito de desenvolver com os participantes um novo olhar para a dança a partir de experimentações em uma dramaturgia da memória, o qual o foco principal é “provocar” o dançarino e assim partir para a coreografia, utilizando também as técnicas de teatro”, essa foi a definição do ministrante da Oficina denominada, Dança Contemporânea, Héfren Cristiano Castro. As inscrições continuam abertas e totalmente gratuitas. Podem ser feitas até amanhã (1º/04), pelos contatos: ( e-mail) hefrencultura@hotmail.com  e  (celular) (93-99175-0712. No total de 20 vagas disponíveis.


Essa atividade é parte de um projeto realizado pelo artista em contrapartida ao edital de Intercâmbio do Ministério da Cultura (MINC) com o qual foi contemplado em 2015. Ele viajou à Europa, onde realizou uma formação em Dança com a bailarina e coreógrafa grega Nina Dipla, no Centre Chorégraphique National  ( CCNO), localizado na cidade de Orléans na França. A oficina na casa da cultura será realizada no período de 2 a 7 de Abril de 2016 com início as 19 horas.

Sobre o ministrante:
Héfren é estudante do curso de Antropologia da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, diretor, ator e preparador de atores desde o ano de 2006 e atualmente desenvolve atividades com a fusão de dança e teatro.

Arte: Héfren Cristiano Castro 
 Texto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC.


terça-feira, 29 de março de 2016

Inscrições /// Bloco de Oficinas



Iniciaram as inscrições para o Bloco de Oficinas, organizado pelo Governo do Pará, através da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP) e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Pará, no apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), no horário de expediente, de segunda a sexta-feira, das 08 h às 18 h , na Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues do Santos, totalmente gratuito

Texto e foto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Santarém receberá oficinas gratuitas da Fundação Cultural do Pará


Amanhã (29/03) iniciam as inscrições para o Bloco de Oficinas, organizado pelo Governo do Pará, através da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP) e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Pará, no apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), no horário de expediente, de segunda a sexta-feira, das 08 h às 18 h , na Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues do Santos, totalmente gratuito.

Segundo o secretário municipal de cultura, Nato Aguiar, a cidade de Santarém (PA) será o polo dessa ação. “As oficinas vão oportunizar diversos profissionais da Região do Baixo Amazonas, nos cursos de cenografia, contação de histórias, elaboração de projetos culturais e sociais, gestão/tecnologia de informação em bibliotecas públicas, leitura inclusiva, mediação de leitura/dinamização cultural de bibliotecas e de restauro de acervo bibliográfico”, explicou Aguiar.

O público-alvo do Bloco de oficinas: artistas, gestores públicos, produtores culturais, e profissionais da área do livro (da leitura e das bibliotecas). No total, 07 oficinas, com abrangência de 140 vagas disponibilizadas. Em cada oficina, 20 pessoas serão cadastradas. Está programada a realização das oficinas no período de 11 a 15 de abril. E no encerramento, às 19h, o Sarau literário denominado: “A noite é uma palavra”.

Atenção para o público-alvo de cada oficina:
Cenografia:
Público-alvo: público em geral
Carga horária: 40 horas.
Contação de histórias:
Público-alvo: professores, educadores, brinquedistas e bibliotecários.
Carga horária: 40 horas.
  
 Elaboração de projetos culturais e sociais:
Público-alvo: Gestores públicos e produtores culturais.
Carga horária: 40 horas.

Gestão e tecnologia de informação em bibliotecas públicas (Bib Livre):
Público-alvo: profissionais de bibliotecas públicas e comunitárias.
Carga horária: 40 horas.
 Leitura inclusiva
Público-alvo: profissionais de bibliotecas públicas e comunitárias.
Carga horária: 40 horas
Mediação de leitura e dinamização cultural de bibliotecas
Público-alvo: profissionais de bibliotecas e professores de educação básica.
Carga horária: 40 horas.
Restauro de acervo bibliográfico
Público-alvo: Profissionais que atuam em Bibliotecas e Arquivos
Carga horária: 40 horas.

Mais informações:
Walteci Nogueira (diretor da Biblioteca Municipal) : 93-99138-7310

Arte: Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP)

Texto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC. 

quarta-feira, 23 de março de 2016

Tema da CF 2016 vai nortear o espetáculo “Paixão de Cristo”



Com mais de 30 anos emocionando o público santareno na apresentação da arte cênica sacra, o espetáculo “Paixão de Cristo”  terá como base o tema da Campanha da Fraternidade 2016, “Casa comum, nossa responsabilidade”. Na proposta geral de responsabilidade de todos pelo planeta terra, na participação de todas as confissões religiosas. A apresentação do espetáculo será única, na sexta-feira (Santa), 25/03, às 19 horas, no Espaço Pérola do Tapajós/Parque Municipal. Na realização do grupo teatral Kauré, no apoio da Prefeitura de Santarém, no apoio cultural da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), Associação Artístico Cultural Olho D’água e parceiros.

Nesse conceito teatral ecumênico, a inovação é quanto a interpretação das cenas, na linguagem dos sinais (libras), no sistema de rodizio entre 05 fiéis da Igreja Adventista. Ainda participam os fiéis das Igrejas Assembleia de Deus ( com a plaquetas de mensagens religiosas) e da Igreja da Paz ( com a participação de 20 pessoas nos bastidores). As atrações da noite serão: grupo de dança SEMEAR, Banda Paz na Terra (católica), Grupo Gesto de Amor (Adventista), cantora Glorinha Freitas (Assembleia de Deus) e Samuel Fé /Banda (Assembleia de Deus). O ingresso do espetáculo, R$ 3.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da Paixão de Cristo 2016
Cristian Bandeira (Ascom/ Paixão de Cristo 2016) 93-9923-49250 /98109-6885
Marina Bandeira (Ascom/Paixão de Cristo 2016) 93-9917-09250

Arte: Grupo Teatral Kauré.

Texto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.

Encerra visitação da Rota Turística 2015/2016 no Centro Cultural João Fona



O último grupo de estrangeiros da Rota Turística 2015/2016 está agendado para a visitação no Centro Cultural João Fona (CCJF), equipamento cultural da Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), amanhã, quinta-feira (24/03). O grupo faz parte da lotação de passageiros turísticos vindos  no Transatlântico Navio Regatta. Desde a reinauguração do CCJF, em 28/08/2015, já passaram 3.645 visitantes. Desses 384 foram estrangeiros, sempre no sistema de vista em grupos, cada grupo com 35 pessoas. O levantamento de visitas é mensal, na classificação: geral, local, nacional e estrangeiro.  

Na Rota Turística 2015/2016 no total de 20 transatlânticos aportaram no município de Santarém. Iniciou no dia 06/11/2015, com o transatlântico Seabourn Quest. O CCJF fica localizado na Rua Adriano Pimentel, s/n, no bairro da Prainha. Expediente: de segunda a sexta-feira. Horário: 8h às 18h. Amanhã, quinta-feira (23) será ponto facultativo e na sexta-feira, dia 25 (Santa), por conta dos dias Santos, a Instituição funcionará até o encerramento da visita dos estrangeiros.

Arte: PMS/CCOM. 
Texto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.

terça-feira, 22 de março de 2016

SEMC apoia o espetáculo do Grutap: “Jesus, o Filho do Homem”



A encenação teatral da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo do espetáculo sacro, “Jesus, o Filho do Homem”, na coordenação do Grupo de Teatro de Aparecida (Grutap), no apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal e parceiros está programada, na sexta-feira Santa (25), às 19 horas e reapresentação, no domingo (27), às 20 horas. A exibição busca evangelizar por meio da arte.

Segundo o coordenador do Grutap, Abel Solano, um dos destaques da 9º edição do espetáculo, é o Jesus Misericordioso, qualidade a ser exibida nas cenas dos milagres bíblicos. “Por meio da arte do teatro destacamos o Ano da Misericórdia, vivenciado pelos católicos, instituído pelo Papa Francisco e  iniciado no dia 08 de dezembro de 2015 e com encerramento, no dia 20 dezembro  de 2016”, explicou Solano.
Aproximadamente 150 pessoas atuam para a realização do espetáculo, o que inclui elenco, figuração, produção, diretores, apoio e entre outros.


O espetáculo será na área lado da Igreja Nossa Senhora Aparecida, localizada na Avenida Marechal Rondon, entre as travessas Barjonas de Miranda e Silva Jardim, no bairro Aparecida. Os ingressos podem ser adquiridos, no horário comercial, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no valor R$ 3.

Mais informações:


Abel Solano (direção do Grutap): 93-99163-4491

Foto: Divulgação-Grutap.
Texto: Alciane Ayres - Ascom/SEMC.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Oficina de teatro encerra com esquetes: “Experiência em curtas”




Foram cinco dias de oficina da Companhia de Artes kaíros (CIAKOS), o aprendizado foi voltado para a flexibilidade corpórea, dicção e jogos teatrais. E o resultado dessa capacitação será exibido no palco do auditório da Casa de Cultura, no sábado (19), às 20 horas, no estilo teatral de esquetes: Experiência Curtas.

“Na apresentação, os temas teatrais serão divertidos e com muito riso. Os alunos estão ansiosos, principalmente os estreantes, em apresentar o melhor para plateia”, disse o diretor da CIAKOS, Manoel Moraes.

“Sobre o estilo teatral a esquete,  é uma peça de curta duração, geralmente de caráter cômico, produzida para teatro, cinema, rádio ou televisão. Cada esquete dura 15 minutos. Os atores ou comediantes possuem forte capacidade de improvisação. Os temas para os esquetes são variados, mas geralmente incluem paródias sobre política, cultura e sociedade”, explica Moraes.

Antes de fechar as cortinas, os artistas vão mostrar com exclusividade, algumas cenas do próximo espetáculo, com estreia agendada para o mês de junho. Será uma comédia romântica cheia de revira voltas, denominada, “Querido vou posar nua”.

Mais informações:
Manoel Moraes ( direção da Companhia Ciakos): 93-99132-6324


segunda-feira, 14 de março de 2016

IV Festival de Música do Tapajós - inscrições para todo o Brasil


A partir desta segunda-feira (14/03), as inscrições do IV Festival de Música do Tapajós (FEMUT/2016), promovido pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) estão liberadas. Nesta edição o concurso musical será aberto para o todo Brasil. “Na proposta de estimular a criação, produção, fortalecimento e difusão musical, na região do Baixo Amazonas, no entanto, com abrangência em todo território nacional”, explicou o titular da SEMC, secretário Nato Aguiar.

O regulamento do festival, o  candidato poderá acessar, o endereço do Blog da Secretaria Municipal de Cultura (http://www.secretariamunicipaldecultura-stm.blogspot.com.br/). No endereço eletrônico, na aba (Inscrições FEMUT 2016) poderão ser acessadas informações sobre regras para a inscrição e participação do candidato: cada autor/compositor poderá inscrever somente uma música inédita para concorrer ao Festival. É obrigatório a letras em Língua Portuguesa. As músicas inscritas devem ser inéditas e originais. Entende-se por inédita, a canção que não tenha sido lançada por gravadora com selo e registro no ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais), música gravada e divulgada comercialmente em qualquer mídia, executada nos meios de comunicações. Qualquer canção que tenha sido já premiada em outros festivais. E por original, a que não contenha plágio, tanto na Letra como na Melodia. A citação poética será permitida, desde que esteja contextualizada – a exemplo de músicas que fazem homenagem a algum artista.

As inscrições encerram no dia 25/04. O IV FEMUT 2016 será realizado na Casa da Cultura, no período de 26 a 28/05. Na grande final 12 músicas serão classificadas para concorrer a premiação:


COLOCAÇÃO
PREMIAÇÃO
1º Lugar
R$ 6.000,00 + Troféu
2º Lugar
R$ 4.000,00 + Troféu
3º Lugar
R$ 2.000,00 + Troféu
Melhor Intérprete
R$ 1.000,00 + Troféu
Melhor Arranjo
R$ 1.000,00 + Troféu
Melhor Letra
R$ 1.000,00 + Troféu


Arte: Wanderson Sousa-SSEMC 
Texto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC.

quarta-feira, 9 de março de 2016

II apresentação da temporada de 2016: jogos de improviso/mulher


Empolgação e criatividade ao extremo nos jogos de improvisos da temporada 2016, proposto pelo grupo teatral, “ Os Bem Intencionados-Comédia de Improviso”. Será realizado, no palco do Theatro Victória, a segunda apresentação deste ano, nos dias 12 e 13/03, às 20h.  Novamente, os artistas prometem muitos risos na interação com a plateia e dessa vez, a temática dos jogos será a mulher. A classificação indicativa é livre. Ingressos, nos valores de R$14 (inteira), R$ 7 (estudante) e antecipados no valor de R$ 7 pelo contato de (93) 99147-4025.

Mais informações:
Jamile Fernandes (Coordenação do espetáculo Os Bem intencionados): 93-99147-4025

Texto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.

Arte: Organização do espetáculo/Os Bem Intencionados

Instituto Maestro Wilson Fonseca fará homenagem às Mulheres no domingo



O mês de março é voltado para felicitações ao papel da Mulher  na sociedade. Seguindo a linha de homenagens ao gênero feminino, aproximadamente 500 alunos do Instituto Maestro Wilson Fonseca (IMWF) vão realizar um Recital. Como forma de prestigiar desde Mulher Menina, na inocência e a Mulher Avó, nas experiências vividas, quanto a valorização da vida familiar e profissional. Entrada Franca.

O evento será realizado no auditório da Casa de Cultura, no domingo (13), às 9 horas. Na programação, a musicalização baby, musicalização infantil, musicalização jovem, coral jovem, coral de flauta doce, Ministério Santa Cecilia, Orquestra Jovem WF, Orquestra Sinfônica MWF, dança baby, dança infantil, dança jovem, ministério de dança infantil, ministério de dança jovem e teatro.   
Mais informações:

Diana Nascimento (Coordenação do evento): 93-99137-6088 


Texto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Lançamento no Terminal Fluvial Turístico (TFT): exposição da arte em bambu



Divulgar a utilização do bambu para a confecção de produtos artesanais e incentivar a comercialização desse artesanato são as finalidades primárias  do Lançamento da Exposição denominada: Rose Costa e Nete Costa - arte em bambu em Santarém. Apoio Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC).
 Segundo a organizadora da Exposição,  Rose Costa, a abertura será, amanhã, sexta-feira (04/03). “Aproximadamente 40 peças serão exibidas, da matéria-prima do bambu, cadeira, leque, porta-vinho e entre outros. E além, da exposição, eu e Nete estaremos oferendo cursos ao público, totalmente gratuito”, explicou.

Segundo especialistas, o bambu é uma planta de caule lenhificado, pertencente a família das gramíneas, bem leve, e por isso é utilizado para produção de diversos objetos, como móveis, instrumentos musicais, cestos, tendas, e até como material da construção civil como complemento estrutural para evitar terremotos.

O local da exposição, o Terminal Fluvial Turístico (TFT), a partir das 19h. O encerramento será no domingo, dia 13/03. Expediente: 08h às 22h.


Mais informações:

Rose Costa ( organizadora) : 93-99182-3921

terça-feira, 1 de março de 2016

Vagas para oficina de teatro da Companhia CIAKOS


Atualmente com 10 artistas fixos, a Companhia de Artes kaíros (CIAKOS) abrirá 40 vagas para iniciantes ou atuantes na arte cênica, a oficina será realizada nos dias 08, 10, 12, 15, 17 e 19/03, no auditório da Casa da Cultura/Equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), no horário, das 19h 30 min às 21h 30 min. “O aprendizado será voltado para flexibilidade corpórea, dicção e jogos teatrais”, especifica o diretor da CIAKOS, Manoel Moraes.

Os participantes receberão ao final da oficina: certificado. A taxa social cobrada de R$ 10, e podem ser agendadas antecipadamente pelo contato (93-99132-6324). A faixa etária, a partir de 12 anos. “Pedimos aos interessados que possam vir para oficina com roupas adequadas para exercício corporal. Evitar vir de bermudas e calças de tecidos sem elasticidade, assim como vestidos e saias”, orienta Moraes.

O último espetáculo da CIAKOS foi em novembro de 2015, denominado de “Mãe África e sua Fé”, no palco da Casa da Cultura. A companhia tem como filosofia de trabalho artístico prezar pela qualidade, do que a quantidade. Essa é a primeira qualificação de 2016 ofertada pela companhia.

Mais informações:                          

Manoel Moraes ( direção da Companhia Ciakos): 93-99132-6324

Arte: CCOM/PMS.
Texto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC.