segunda-feira, 28 de março de 2016

Santarém receberá oficinas gratuitas da Fundação Cultural do Pará


Amanhã (29/03) iniciam as inscrições para o Bloco de Oficinas, organizado pelo Governo do Pará, através da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP) e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Pará, no apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), no horário de expediente, de segunda a sexta-feira, das 08 h às 18 h , na Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues do Santos, totalmente gratuito.

Segundo o secretário municipal de cultura, Nato Aguiar, a cidade de Santarém (PA) será o polo dessa ação. “As oficinas vão oportunizar diversos profissionais da Região do Baixo Amazonas, nos cursos de cenografia, contação de histórias, elaboração de projetos culturais e sociais, gestão/tecnologia de informação em bibliotecas públicas, leitura inclusiva, mediação de leitura/dinamização cultural de bibliotecas e de restauro de acervo bibliográfico”, explicou Aguiar.

O público-alvo do Bloco de oficinas: artistas, gestores públicos, produtores culturais, e profissionais da área do livro (da leitura e das bibliotecas). No total, 07 oficinas, com abrangência de 140 vagas disponibilizadas. Em cada oficina, 20 pessoas serão cadastradas. Está programada a realização das oficinas no período de 11 a 15 de abril. E no encerramento, às 19h, o Sarau literário denominado: “A noite é uma palavra”.

Atenção para o público-alvo de cada oficina:
Cenografia:
Público-alvo: público em geral
Carga horária: 40 horas.
Contação de histórias:
Público-alvo: professores, educadores, brinquedistas e bibliotecários.
Carga horária: 40 horas.
  
 Elaboração de projetos culturais e sociais:
Público-alvo: Gestores públicos e produtores culturais.
Carga horária: 40 horas.

Gestão e tecnologia de informação em bibliotecas públicas (Bib Livre):
Público-alvo: profissionais de bibliotecas públicas e comunitárias.
Carga horária: 40 horas.
 Leitura inclusiva
Público-alvo: profissionais de bibliotecas públicas e comunitárias.
Carga horária: 40 horas
Mediação de leitura e dinamização cultural de bibliotecas
Público-alvo: profissionais de bibliotecas e professores de educação básica.
Carga horária: 40 horas.
Restauro de acervo bibliográfico
Público-alvo: Profissionais que atuam em Bibliotecas e Arquivos
Carga horária: 40 horas.

Mais informações:
Walteci Nogueira (diretor da Biblioteca Municipal) : 93-99138-7310

Arte: Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP)

Texto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC. 

Um comentário:

  1. Olá! Me mudei da Bahia há 30 dias p/ Santarém, e apesar de não ter formação na área de educação, possuo um enorme acervo de livros, revistas,discos de vinil e Cd's. Coisas q eu e meu marido fomos acumulando ao longo de anos, como até então nunca tínhamos saído da nossa cidade,esta mudança me fez repensar, para que continuar guardando tudo isso? Gostaria muito de conhecer o projeto,e se possível participar da oficina de
    Elaboração de projetos culturais e sociais, pois se trata de uma ideia que alimento, de ajudar pessoas c/ este material cultural. Obrigada!

    ResponderExcluir