quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

I Fórum de Artesanato de Santarém esclarece sobre políticas públicas e economia solidária







Com o tema: “Desenvolvimento das políticas para o artesanato local” iniciou na manhã desta quarta-feira (19), o I Fórum de Artesanato de Santarém com palestra e debates, no apoio a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC). No primeiro dia de programação o público participou da palestra com a diretora da Economia Solidária (Decosol). A exposição foi sobre políticas públicas do artesanato paraense e economia solidária. A principio foi informado por ela, a ligação do Decosol a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda – SETER, com abrangência para promoção da economia popular e solidária, no desenvolvimento de grupos organizados, de forma a integrá-los no mercado e a tornar suas atividades autosustentáveis. Seguido do diagnostico de ação  em todo estado Pará a categoria do artesão : mapeamento da produção artesanal no estado-cadastramento do artesão e trabalhador manual - apoio à produção e  comercialização-qualificação-apoio técnico-fornecimento  da carteira nacional -apoio no transporte da produção-realização da feira-estadual  do artesanato paraense- inserção no mundo do trabalho.

A diretora do Decosol apontou o crescimento da  participação de artesão  de outras cidades  na Feira do Artesanato paraense, em Belém.  Dados apontam  que em 2012 participaram 12 municípios, e em 2013, 33 municípios. Resultando respectivamente o volume de venda,  R$ 265.118,30 mil e  $ 550. 976,7 mil. O município de Santarém esteve representando por artesãos de duas entidades. O evento sempre realizado no mês de agosto.

O secretario municipal de planejamento e desenvolvimento, Valdir Mathias Jr, anunciou que o executivo municipal está atuando no projeto do Centro do Artesanato do Tapajós, que será administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS), e parceria com a SEMC. “Na proposta de fortalecer a categoria do artesanato com produtos vindos de toda a região, rural e urbana. E poderá ser implantado, ainda este ano. Será um divisor de águas para o município”.

Nos debates participaram a coordenadora estadual do Programa do Artesanato Brasileiro, Sheila Pereira e coordenadora do IDS, Rosemary Fonseca.

 Representando na abertura do evento, o governo municipal,  o secretario de cultura  SEMC, Nato Aguiar, o Legislativo, o vereador Ronan Liberal Jr.,  a Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR), Nayara Miranda, presidente do Trançado do Arapiuns, Neyda Pereira e presidente da Associação Cultura Santarena (ACAS), Joana Ferreira de Sousa. O encerramento será amanhã, quinta-feira (20).

Programação: 19/02/2013

8h às 8h30min -  Abertura e Informações
         8h30mi     Palestra: Secretário Nato Aguiar – Lei do Sistema Municipal de Cultura
          -              Debate
          -              Palestra: Darlindo Oliveira – Organização de entidades de artesãos no Brasil
          -             Formação dos grupos
           10h        Debate interno dos grupos para apresentação das propostas
10h às 10h20     Lanche
 10h20 min        Socialização das propostas
       -                Formação da comissão organizadora do colegiado setorial do    artesanato santareno
12h30min às 13h  -   Encerramento e entrega dos certificados

Nenhum comentário:

Postar um comentário