quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

I Fórum de Artesanato de Santarém finaliza com a criação de Colegiado e subsídios para Fórum do Artesanato Estadual




Encerrado o I Fórum de Artesanato de Santarém, na tarde desta quinta-feira (20), no Theatro Victória, organizado pelas entidades artesanais, no apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC). Foi acordado  em plenária composta por 80 artesãos, a criação do Colegiado do Artesanato de Santarém. Uma das organizadoras do evento, a artesã Georgete Guimarães explica que “o colegiado deve de reunir os seguimentos, propor, estruturar atividades para defendê-las junto Conselho Municipal ou conselheiro do artesanato. E adequar às políticas públicas das esferas estadual e nacional a realidade local”.

A plenária decidiu por adequar três propostas do Programa de Artesanato Brasileiro, sendo: capacitação de artesãos e multiplicadores, estruturação de núcleos produtivos do segmento artesanal e de feiras e eventos para comercialização da produção artesanal. As alterações foram feitas por três grupos. E será decida as prioridades pelas lideranças das entidades em reunião, na SEMC, no dia 25/02, às 9h.  As propostas formalizadas pelas lideranças serão levadas ao Fórum do Artesanato Estadual, a ser realizado ainda este ano.

Duas palestras foram expostas pela manhã, a primeira sobre a proposta da Lei do Sistema Municipal de Cultura, discutido na última terça-feira (18), na Câmara Municipal de Santarém, com o chefe da divisão de Planejamento da SEMC, Edmárcio Paixão. E a segunda sobre a organização de entidades de artesãos do Brasil, com o presidente da Federação das Associações e Cooperativas dos Artesãos do Pará, Darlindo Oliveira. O vereador Junior Tapajós esteve como convidado no evento, que iniciou ontem, quarta-feira (19).

Texto e foto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário