segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Despedida do Çairé: rito religioso e a derrubada dos Mastros




 A tradição do Çairé, por meio do Rito Religioso a cada ano emociona comunitários e visitantes. Na realização desse grande evento cultural,  a Comissão Organizadora e Coordenadora do Festival do Çairé, no apoio, do Governo do Pará, Prefeitura Municipal de Santarém (PMS), Secretarias Municipais e  parceiros. O Padre José Cortes, pároco há 6 anos, na Vila de Alter do Chão diz que “a cada ano cresce o interesse de comunitários e visitantes nas celebrações religiosas, a verdadeira essência do Çairé.  Muitos que vieram e retornaram as festividades foi por conta do Rito Religioso”.

Após a última celebração litúrgica do Çairé, na grande disputa da derrubada dos Mastros, com uma série de várias machadas tanto no Mastros do Juiz e da Juiza, o primeiro a cair ao chão foi do Juiz. Seguindo com a grande comunhão através do quebra macaxeira, o macucauá, a desfeiteira e cecuiara (que significa almoço e bebedeira), no barracão do Çairé. 

Já o resultado do Festival Folclórico dos Botos está programado para as 17h, no Lago dos Botos. No total de 15 itens foram avaliados por 3 jurados.  O Boto Cor de Rosa levou 680 brincantes  e o Boto Tucuxi 700 brincantes realizaram as apresentações, nos respectivos temas,  “Çairé: cultura ancestral” e “A Festa”. A programação cultural do Çairé encerra com a Festa dos Barraqueiros,  às 21h, com Banda Bagaceiros do Forró.
                                                                                                                 


 
Texto e foto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário