segunda-feira, 29 de junho de 2015

XIV Mostra Cultural do Conselho da Mulher Empresária

No Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós, na noite de sábado (27/06)  foi realizada a XIV Mostra Cultural do Conselho da Mulher Empresária. O evento fez parte da programação de aniversário de 354 anos de Santarém, organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC).

Com o tema da Mostra, “Penera, penera de lá/Penera, penera de cá”. Letra da música do carimbó “Massa de Mandioca”, no evento, muito carimbó, com o grupo Bailado de Carimbó,  atrações regionais e a entrega da medalha Mérito Cultural Wilson Dias da Fonseca. Os homenageados da noite foram, o Mestre da Cultura Popular do Oeste do Pará, reconhecido pelo Ministério da Cultura (MinC), Francisco Cardoso Feitosa, o Chico Malta  e Neida Maria Pereira Rego (artesã e presidente da Associação dos Artesãos e Artesãs da Comunidade de Coroca/Trançado  do Arapiuns).


Foto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC e Keliane Sousa-Ascom/ACES.
Texto:  Alciane Ayres/Ascom-SEMC, com informações de Keliane Sousa-Ascom/ACES.

Theatro Victória receberá turnê do espetáculo: “Uma Cabocla Chamada Norminda”



O total de cinco cidades paraenses devem receber a primeira turnê estadual, do espetáculo - “Uma Cabocla Chamada Norminda”, da atriz dramaturga e diretora teatral Annieli Valério (da cidade de Oriximiná/PA). Uma das cidades a receber será Santarém, no dia 10/07, na Sala Cultural, do Theatro Victória, às 20h.

Sobre o espetáculo- Nas cenas teatrais, um dos personagens do cenário amazônico é Dona Norminda. Trata-se da cabocla ribeirinha do interior de Oriximiná (PA), que vai relatar para o público sobre a vida dela, como dos  amores e das decepções amorosas. No estilo de monólogo, com a inserção do gênero da comédia, com texto autoral. Sempre na linguagem interiorana.

A Entrada é franca em todas as cidades. Os ingressos serão distribuídos, uma hora antes do início da apresentação nos mesmos locais do espetáculo. A classificação indicativa: Livre.

Informações:
Elizangila Dezincourt (Produção de Santarém e Belém): (93) 99138-3372 / (93) 98116-6267

Etapas da Turnê

Cidade de Terra Santa
Local: Ginásio Municipal Genésio Braúlio da Conceição
Dia 04 de julho de 2015
Início: 20h

Cidade de Faro
Local: Arena Cultural
Dia 05 de julho de 2015
Início: 20h

Cidade de Santarém
Local: Theatro Victória
Dia 10 de julho de 2015
Início: 20h

Cidade de Belém
Local: Teatro Waldemar Henrique
Dia 16 de julho de 2015
Início: 20h
Cidade de Trombetas
Local: a definir
Dia 17 de outubro de 2015
Início: 20h

Arte: Organização do espetáculo/Uma Cabocla Chamada Norminda
Texto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.


quinta-feira, 25 de junho de 2015

SEMC é parceira da XIV Mostra Cultural do Conselho da Mulher Empresária



No sábado (27/06), às 18h, no Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós, será realizada a XIV Mostra Cultural do Conselho da Mulher Empresária. O evento, que faz parte da programação de aniversário de 354 anos de Santarém, é organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC).

Neste ano, o tema da Mostra é “Penera, penera de lá/Penera, penera de cá”. Letra da música do carimbó “Massa de Mandioca”. Ela enfatiza o esforço e dedicação da mulher da Amazônia que cuida dos filhos, da casa, da lavoura e ainda faz artesanato. Traz ainda a reflexão sobre a inserção do artesanato e o trabalho no meio empresarial.

Na programação muito carimbó, com o grupo Bailado de Carimbó,  atrações regionais e a entrega da medalha Mérito Cultural Wilson Dias da Fonseca. Os homenageados da noite serão: o Mestre da Cultura Popular do Oeste do Pará, reconhecido pelo Ministério da Cultura (MinC), Francisco Cardoso Feitosa, o Chico Malta  e Neida Maria Pereira Rego (artesã e presidente da Associação dos Artesãos e Artesãs da Comunidade de Coroca/Trançado  do Arapiuns).

Mais informações: Keliane Sousa ( assessora de imprensa da Associação Comercial e Empresarial de Santarém-ACES): 93-99167-5030

Arte: CCom/PMS.
Texto:  Alciane Ayres/Ascom-SEMC, com informações de Keliane Sousa-Ascom/ACES.

Festival Folclórico Junino do Instituto Maestro Wilson Fonseca



A alegria contagiante do mês de junho, com toda a diversidade da culinária e das danças chegará domingo (28/06), nas dependências da Casa da Cultura, equipamento cultural, da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC). Atividade será realizada pela Associação Artístico Cultural Wilson Fonseca, na participação dos alunos do Instituto Maestro Wilson Fonseca (IMWF). A venda de mesas já está liberada, na secretaria da Instituição Musical. O evento inicia às 18h 30 minutos.

Mais informações:
Agostinho Fonseca (diretor do IMWF): (93) 99186-0684

Arte: IMWF.
Texto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Casa a Cultura/SEMC receberá o espetáculo os Mocorongos



Será no sábado (27/06), no equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), o auditório da Casa da Cultura, a estreia do espetáculo, organizado pelo Grupo teatral, denominado, Grupo Reunião de Atores : “Os Mocorongos”. Em única sessão, com ingressos no valor de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), no horário das 20 horas. Classificação indicativa, maiores de 16 anos. Segundo um dos produtores do espetáculo, Mourrambert Flexa,  o novo espetáculo foi inspirado no grande sucesso, “As Mocorongas”, em cartaz no anos 2013 e 2014. “No mesmo gênero de comédia e formato da [As Mocorongas], o novo espetáculo reúne esquetes [mini peças] que retratam bairros de Santarém”.

Sinopse do espetáculo- Os Mocorongos foi escrito por Diego Alano Pinheiro, e é dirigido por Mourrambert Flexa, Evandro Boa Morte e Darlisson Duarte. São seis histórias fictícias que envolvem desde a cosmologia local, como a transformação de homem em animal na esquete “O misterioso do Cucurunã”, e o futebol também é representado em “O artilheiro do Ipanema”, além de outras esquetes como “O devasso da Área Verde”, “A Drag da Esperança”, “O Gogo Boy do Diamantino” e “O poeta do Salé”.

Mais informações:
*Mourrambert Flexa: (93) 99134-7444

Foto: Produção do  Os Mocorongos. 


Texto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Lançamento Oficial do DVD do Tributo a Ruy Barata


     
        
Na realização da Prefeitura Municipal de Santarém/Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), na parceria a Fábrica de Produções e apoio do  Grupo CR a  amanhã, (24/06), será o Lançamento Oficial do DVD/Tributo a Ruy Barata.  A mídia musical reúne a interpretações de 15 artistas: Alê Rodrigues, Clarice Senna, Cristina Caetano, Dandara Aguiar, Edu Dias, Everaldo Martins, João Otaviano, Maria Lidia, Paulinho Barreto, Paulo André Barata, Pedro Guilherme Hanna, Priscila Castro, Rafaela Araújo, Shindye Vasconcelos e Vicente Filho. A gravação ao vivo, ocorreu na programação do aniversário da cidade de Santarém, no ano 2013, o qual contou com a participação o filho do homenageado, Paulo André Barata.

O lançamento o DVD antecipará a data e aniversário de Ruy Guilherme Paranatinga Barata, se vivo estivesse completaria 95 anos. Ele nasceu em Santarém, em 25 de junho de 1920. Faleceu em São Paulo, no dia 23 de abril de 1990. Ele foi advogado, escritor, cartorário, jornalista, poeta, professor e político. As músicas dele foram inspiradas nas belezas naturais da Amazônia. Como escritor, ganhou destaque com as publicações, “Anjo dos Abismos” e “A Linha Imaginária”. Atualmente, a casa, a qual morou Ruy na cidade de Santarém (PA), funciona as instalações do Instituto Histórico Geográfico do Tapajós (IHGTap), na Avenida Adriano Pimentel, 80, no Centro.

Local do Lançamento do DVD do Ruy Barata: Avenida Mendonça Furtado, s/n., na Casa de Entretenimento, Estação Show Bar. Entre a Avenida Curua-Una e a Travessa Turiano Meira, no bairro do Santíssimo. Horário: 21 horas.

Arte: Alan Clayton/SEMC.
Texto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Samba de raíz com Arlindo Cruz na Praça São Sebastião


Parabéns Santarém - 354 anos de Fundação da Pérola do Tapajós


Em maio de 1661, os padres Tomé Ribeiro e Gaspar Misch vieram visitar os índios Tapajós, por determinação do Padre Antônio Vieira, que era o superior dos jesuítas na região. Começava assim , vieira a cumprir o que prometera aos índios. 

Os missionários foram festivamente recebidos pelos silvícolas que acompanhados de suas mulheres e filhos, ofertaram presentes aos enviados de Vieira. Estes, em retribuição, também deram presentes aos índios. 

Os padres Tomé Ribeiro e Gaspas Misch passaram alguns dias entre os Tapajós, onde celebraram a festa de Ascensão do Senhor, regressando em seguida para o Xingu, onde residiam. 

No mês seguinte (junho) chegava o missionário que vinha para ficar.

O padre João Felipe  Bettendorf estava em trabalhos de catequese às proximidades de Belém, quando foi chamado por seu superior Padre Antonio Vieira, de quem recebeu ordens para transferir-se para o rio Tapajós e ali instalar missão, tendo por sede a aldeia dos Tupaius, que ficava na embocadura do rio. Bettendorf trouxe em sua companhia o irmão leigo, Sebastião Teixeira, indicado por Vieira como conhecedor da língua indígena. 

Narra Bettendorf em sua crônica: "lá chegamos depois das festas do Espírito Santo e fomos recebidos dos índios daquela populosa aldeia com grande alvoroço e alegria".

A festa do Espírito Santo em 1661 recaiu a cinco de junho. Como Bettendorf relata que aqui chegou depois das festas do Espírito Santo, cuidadosa pesquisa feita recentemente revelou que a data da chegada de Bettendorf do Tapajós foi 22 de junho. 



Fonte: Santarém-Momentos Históricos/ Wilde Dias da Fonseca
Postagem: Alciane Ayres- Ascom-SEMC.

sábado, 20 de junho de 2015

Encerrada a Noitada Literária e Musical


O Show Canta Santarém emocionou o público com as mais belas canções que homenageiam a cidade Santarém. No palco, a abertura, Banda Base e os artistas e nas respectivas melodias: Cristina Caetano (Sou Cabocla), Pedro Guilherme (Peixada na Praia), Vicente Filho (Flor de Aguapé), Erlane Santos (O melhor de Santarém), Adria Góes (Santarém), Kaila Moura (Pérola do Tapajós), Marcelle Almeida (Canção da minha saudade), João Otaviano (Iara o Canto), Nato Aguiar (Lenda do Boto), Walbert Costa (Um poema de Amor) e Clarice Sena (Temporal Amazônico). O encerramento foi com todos os artistas.

Texto e foto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC.

Santarém 354 aos: Roda de Carimbó na Praça do Mirante



Com parte da comemorações do Aniversário de Santarém, no Oeste do Pará, o público participou da Roda de Carimbó, na noite de sexta-feira (19/06). Evento realizado pela Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Cultura (SEMC). A roda contou com a participação dos Grupos musicais  Banzeiro e Tambores do Sol;. E ainda do Grupo Bailado de Carimbó, os carimboleiros convidaram o público que participou da grande festa do ritmo tradicional paraense.  A representação da Regional Norte do Ministério da Cultura (MinC), Alberdan Batista subiu ao palco e fez batuque.  O Mestre do Oeste do Pará, reconhecido pelo MinC, Chico Malta esteve presente no Grupo musical Tambores do Sol. 

Texto e foto: Alciane Ayres - Ascom/SEMC.

Acervo público municipal recebeu representante do Projeto CDI/Bibliotecas,





A visita técnica da representante do Comitê para a Democratização da Informática (CDI) e Coordenadora de Metodologias e Conteúdos, Lia Gonsales, na Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos, na última, na quinta-feira (18/06). Na pauta, a verificação in loco para a implantação   do Projeto CDI/Bibliotecas, no  acervo público. No Pará, apenas os municípios de Santarém e Redenção foram contemplados com o Projeto.


Foto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.

Texto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Mais de 20 mil pessoas no show da programação de Aniversário da cidade de Santarém


Louvor à Deus, ao som da musicalidade no gênero gospel levou o público de mais de 20 mil à Praça Barão de Santarém junto com o canto André Valadão, de Belo Horizonte/Minas Gerais. Em um grande coro cantaram sucessos do artista como, “Águas Purificadas, “Milagres” e “Pela Fé”. Dados repassados pelos militares, do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Tenente Izabel Monteiro e do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) Capitão Santino Contes apontam que na frente do palco, a lotação era de 5 mil pessoas. Os representantes dos órgãos de segurança avaliaram todo o evento como tranquilo e sem ocorrências. “Eu costumo comentar que o Pará é as barramas do Brasil


 “Estamos no com o efetivo de 30 militares, distribuídos em lugares estratégicos. Entre o público nas proximidades do palco, estiveram atuando, 14 militares a pé. Nas demais áreas, estavam policiais no patrulhamento em viaturas e motos. Ainda com o reforço da cavalaria e do Grupamento Tático Operacional”, especificou, Monteiro.

Contes relatou que os militares bombeiros atuaram com o quadro de efetivo, de 25 bombeiros. “E o suporte de 15 bombeiros civis voluntários, podemos afirmar que a tranquilidade foi total no evento desta noite de quinta-feira”.

Antes do show nacional, os artistas do gênero musical gospel, agraciaram com melodias de reflexão religiosa. Foram:  Ministério de Músicas 4 Sinais, Samuel Fé e a cantora Josy.

Nesta sexta-feira (19/06), a programação prossegue com a Roda de Caimbó, na Praça do Mirante, a partir das 20 horas. Participam: o grupo “Tambores do Sol”, “Grupo Banzeiro” do Distrito de Alter do chão e grupo Bailado de Carimbó, do bairro Conquista. E no sábado (20/06), o tradicional Show Canta Santarém, no Centro Recreativo, a partir das 20h, com ENTRADA FRANCA. No espaço será liberado 500 lugares. No domingo, mais show nacional, Arlindo Cruz, na Praça Barão de Santarém. Abaixo segue as demais atividades. 

Ordem de apresentação do Show Canta Santarém

 Banda Base
 Guitarrada
01
Cristina Caetano
Sou Cabocla
02
Pedro Guilherme
Peixada na Praia
03
Vicente Filho
Flor de Aguapé
04
Erlane Santos
O melhor de Santarém
05
Adria Góes
Santarém
06
Kaila Moura
Pérola do Tapajós
07
Marcelle Almeida                                 
Canção da minha saudade
08
João Otaviano
Iara o Canto
09
Eduardo Dias
Lenda do Boto
10
Walbert Costa
Um poema de Amor
11
Clarice Sena
Temporal Amazônico
12
TODOS
Dança da Mata



Programação geral da SEMC no Aniversário de Santarém -354 anos


19/06/2015 (Sexta-feira)

20h - Roda de Carimbó na Praça do Mirante. Responsável: SEMC. 

 20/06/2015  (Sábado)

 Lançamento dos Livros: "Santarém: Momentos Históricos" (6° edição), de autoria do historiador santareno Wilde Dias da Fonseca e "No mundo das mulheres do Norte° (1° edição), de autoria da escritora santarena Carmem Coimbra.
 Lançamento da Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós. 
Lançamento do CD do 3° Festival de Música do Tapajós-FEMUT. 
Show Canta Santarém—Local: Centro Recreativo. 
Responsáveis: SEMC/ICBS/IHGTAP. 

21/06/2015 (Domingo)
21h - Show do Aniversário dos 354 anos de Santarém. Atração Musical: Arlindo Cruz. Local: Praça Barão de Santarém. Responsável: SEMC. 

27/06/2015 (Sábado)
18h- XIV Mostra Cultural do Conselho da Mulher Empresária. Local: CRISTO REI-Centro de Artesanato do Tapajós. Responsável: SEMC/CME. 

29/06/201 (Segunda-feira)
16h - Procissão de São Pedro. Responsável: Colônia de Pescadores Z-20. Apoio SEMC.

 17/07/2015 (Sexta-feira) 

 19h - Reinauguração do Centro Cultural João Fona. Responsável: SEMC. 

Texto e foto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Na CASA DA CULTURA- ECOA MÚSICA: Etapa Santarém/14º Servifest


Iniciando a noite na Casa de Cultura da Etapa Santarém/14º Festival do Servidor Público do Estado do Pará-Servifest apresentaram-se: Joelson de Sousa Araújo com a canção “Rainha das Coniupuaras”. Logo após, com a canção, “Amigo Violão” da compositora e interprete Suane Cristina Soledade Correa. A terceira apresentação foi de Guilherme Canto com a canção “Descobri um remédio”. E a canção “Elegia Tupiniquim” foi a quarta apresentação do compositor e interprete Eduardo Henrique Chaves Dias. E a quinta apresentação foi a canção “Santa Maria Del Mar Dulci” do compositor Wander Barbosa, interpretada por Ádria Cristina Góes. Parte superior do formulário

Continuando as apresentações musicais da Etapa Santarém/14º Servifest, a sexta apresentação da noite foi a canção “Desafio”,  do compositor, interprete e arranjador Fernando de Almeida Torres. A sétima concorrente foi a canção “Ritual de Jah”, do compositor Everton Araújo interpretada por Ivo dos Santos. Logo após, a oitava canção foi “Belém Pará” do compositor, interprete e arranjador Anthímio Wanzeller. E a penúltima apresentação da noite foi a canção “Amor de Navegante”, da compositora e intérprete Sílvia Ivone de Sousa. E para fechar as apresentações classificadas, a música, “Bilhete à Barbosa”, do compositor e interprete Edimar Ribeiro Azevedo (Eddie Ribeiro).



Os ganhadores da Etapa Santarém/14º Servifest foram:

1º Lugar: Música Santa Maria Delmar Dulci

Melhor Intérprete: Ádria Goes da Silva da SEDUC com a canção Santa Maria Delmar Dulci

Melhor Arranjo: Wander Barbosa da SEDUC/Santarém.

Estão classificados para a grande  final as músicas:
-Elegia Tupiniquim, de Eduardo  Henrique Chaves Dias (Secretaria Municipal de Cultura/ SEMC – Santarém).
-Amigo Violão, de Suane Cristina Soledade Correa (Secretaria Municipal de Educação/Belterra).

Texto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.
Arte/foto-Carolina /CCOM/PMS.
Foto: Kalilo Lisboa/CCOM/PMS.

SEMC apoia o I Fórum de Cultura do Oeste do Pará


Os gestores que participaram do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural, na coordenação da Diretoria de Cultura-Pró-Reitoria de Cultura, Comunidade e Extensão (DC/PROCCE), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), na parceria do Ministério da Cultura (MinC) vão realizar o I Fórum de Cultura do Oeste do Pará, no sábado, dia 20/06. Evento de política pública cultural recebe o apoio da Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Cultura (SEMC). Local: no auditório Campus Amazônia, na Avenida Mendonça, 2946, no bairro de Fátima.

De caráter deliberativo e consultivo com a finalidade de formular documentos a serem encaminhados aos órgãos de gestão cultural das esferas estadual e federal. Para organizar o Fórum foi criada uma comissão formada pelos gestores do curso do DC/PROCCE, de forma livre e articulada com os 15 munícipios, especificamente das secretarias municipais de cultura e da Secretaria Estadual de Cultura (SECULT), Fundação Cultural do Pará e das entidades governamentais da Associação dos Municípios da Transamazônica (AMUT), da Associação dos Municípios da Calha Norte (AMUCAM). Além da representação santarena no evento, estão envolvidos os de, Alenquer, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Trairão e Uruará.


Mais informações:
Eduardo Dias ( Comissão do Fórum/representação Santarém): 93-9234-7733


Programação do I Fórum de Cultura do Oeste do Pará

Manhã

8h às 9h – Credenciamento
9h- Mesa de Abertura
9h 20 min-Apreciação do Regimento
9h 40min às 10h40 min – Grupos de Trabalho
10h 40min às 11h 20 min – Plenária dos Grupos de Trabalho
11h 20min às 12h – Palestra com professora djunta da Universidade Federal de São Carlos e consultora do Ministério da Cultura (Minc), Dra. Telma Oliveiri

Tarde

14h às 15h 30 min – Mesa Redonda-Desenvolvimento Cultural na Região Oeste do Pará: Desafios e Oportunidades
15h 30min às 16h 30 min- Manifestação dos representantes de Instituições e Movimentos sociais.

16h 30min às 17h 30 min-Apresentação da síntese do resultado
Considerações finais das mesas


18h às 22h- Programação Artística,  exposição dos resultados do Diagnóstico Cultural e Conclusão. No encerramento com apresentações culturais com a participação dos municípios.


Seminário de Gestão Cultural e Feira de CulturaSerão realizados, o Seminário de Gestão Culural e Feira de Cultura do Oeste do Pará, sexta-feira, 19/06, no auditório Campus Amazônia, na Avenida Mendonça, 2946, no bairro de Fátima. O evento marcará a conclusão do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural, da parceria da UFOPA e MINC. No horário das 14 às 22 horas. Participam como representantes da gestão santarena no curso, o titular da secretaria Municipal de Cultura (SEMC), Nato Aguiar, o chefe da Divisão de Patrimônio, Eduardo Dias, o chefe da Divisão de Planejamento, Edmárcio Paixão e o técnico instrutor musical, Wanderson Sousa. Devem estar presentes a Coordenadora de Instrumentos de Gestão do Sistema de Cultura, da Secretaria de Articulação Institucional, do Ministério da Cultura (MinC) Luisa Galisa e da professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos e Consultora do MinC, Telma Oliveri.

“O curso de Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural tem o objetivo é capacitar gestores públicos, técnicos e conselheiros municipais de cultura, bem como agentes culturais dos vinte municípios que fazem parte da área de abrangência da UFOPA”, explicou a coordenadora geral do curso, Deize Carneiro.

Mais Informações: 
Deize Carneiro ( coordenadora do curso/UFOPA): 93-99167-8250

Texto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC.

Biblioteca Municipal é contemplada com Projeto CDI/The Bill & Melinda Gates Foundation





Amanhã (18/06), haverá a primeira visita técnica da representante do Comitê para a Democratização da Informática (CDI) e Coordenadora de Metodologias e Conteúdos, Lia Gonsales, na Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos. Na pauta de visita estará voltado ao recebimento  do Projeto CDI/Bibliotecas,no  acervo público. No Pará, apenas os municípios de Santarém e Redenção foram contemplados com o Projeto, após uma série de exigências até seleção final. Horário da visita: 15 horas.

 O projeto é uma iniciativa do Comitê CDI, com o patrocínio da The Bill & Melinda Gates Foundation, que usa a tecnologia para transformação social, empoderando comunidades e estimulando o empreendedorismo, a educação e a cidadania. Por meio de 715 espaços de empoderamento digital, a Rede CDI está presente em 14 países no mundo (Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, México, Portugal, País de Gales, Irlanda, Escócia, Polônia, Romênia e Letônia) e impactou até hoje mais de 1,64 milhão de vidas.

Objetivos do projeto:


1-Fomentar a criação de um ambiente de inovacão nas bibliotecas que seja referência para ampliar o acesso à leitura e ao conhecimento;

2-Contribuir na formação dos bibliotecários e profissionais que atuam na biblioteca para maior integracão de tecnologia em suas atividades;

3-Criar com os bibliotecários novas práticas,  onde o uso da tecnologia estimule o acesso à informacão para melhoria na qualidade de vida da comunidade;

4-Estimular a liderança nos bibliotecários para aprimorar o engajamento da comunidade em atividades de incentivo ao aprendizado, acesso à informação e à leitura;

5-Colaborar para ampliar a relevância das bibliotecas em suas comunidades, gerando histórias de sucesso e garantindo a continuidade e ampliação do projeto;


Mais informações:
Diretor da Biblioteca Municipal (Walteci Nogueira): 93-99138-7310

Texto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Ensaios do Show Canta Santarém na Casa da Cultura



A partir das 19h, nesta terça-feira (16/06), na Casa da Cultura, o primeiro grupo de artistas musicais participa dos ensaios. O segundo grupo deverá ensaiar na quinta-feira (19), às 19 horas. O Show Canta Santarém é uma realização Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), e faz parte da Programação do Aniversário de Santarém, 354 anos, será realizado no sábado (20/06), no Centro Recreativo, a partir das 20 horas.
Mais informações:
·        Monique Marinho (coordenação/SEMC): 93-99161-0327

                                          Ordem de apresentação do Show Canta Santarém



 Banda Base
 Guitarrada
01
Cristina Caetano
Sou Cabocla
02
Pedro Guilherme
Peixada na Praia
03
Vicente Filho
Flor de Aguapé
04
Erlane Santos
O melhor de Santarém
05
Adria Góes
Santarém
06
Kaila Moura
Pérola do Tapajós
07
Marcelle Almeida                                 
Canção da minha saudade
08
João Otaviano
Iara o Canto
09
Eduardo Dias
Lenda do Boto
10
Walbert Costa
Um poema de Amor
11
Clarice Sena
Temporal Amazônico
12
TODOS
Dança da Mata

 Texto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC.