segunda-feira, 22 de junho de 2015

Parabéns Santarém - 354 anos de Fundação da Pérola do Tapajós


Em maio de 1661, os padres Tomé Ribeiro e Gaspar Misch vieram visitar os índios Tapajós, por determinação do Padre Antônio Vieira, que era o superior dos jesuítas na região. Começava assim , vieira a cumprir o que prometera aos índios. 

Os missionários foram festivamente recebidos pelos silvícolas que acompanhados de suas mulheres e filhos, ofertaram presentes aos enviados de Vieira. Estes, em retribuição, também deram presentes aos índios. 

Os padres Tomé Ribeiro e Gaspas Misch passaram alguns dias entre os Tapajós, onde celebraram a festa de Ascensão do Senhor, regressando em seguida para o Xingu, onde residiam. 

No mês seguinte (junho) chegava o missionário que vinha para ficar.

O padre João Felipe  Bettendorf estava em trabalhos de catequese às proximidades de Belém, quando foi chamado por seu superior Padre Antonio Vieira, de quem recebeu ordens para transferir-se para o rio Tapajós e ali instalar missão, tendo por sede a aldeia dos Tupaius, que ficava na embocadura do rio. Bettendorf trouxe em sua companhia o irmão leigo, Sebastião Teixeira, indicado por Vieira como conhecedor da língua indígena. 

Narra Bettendorf em sua crônica: "lá chegamos depois das festas do Espírito Santo e fomos recebidos dos índios daquela populosa aldeia com grande alvoroço e alegria".

A festa do Espírito Santo em 1661 recaiu a cinco de junho. Como Bettendorf relata que aqui chegou depois das festas do Espírito Santo, cuidadosa pesquisa feita recentemente revelou que a data da chegada de Bettendorf do Tapajós foi 22 de junho. 



Fonte: Santarém-Momentos Históricos/ Wilde Dias da Fonseca
Postagem: Alciane Ayres- Ascom-SEMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário