segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Carnaval de Santarém 2016: planejamento da segurança e programação

Atualizado em: 04/02/2016- 14:32 




Na proposta de comodidade e segurança aos brincantes na folia carnavalesca, tanto na área urbana de Santarém (Orla)  e  como na  Vila de Alter do Chão (Lago dos Botos e mediações), o total de 30 representantes entre organizadores, Instituições de segurança, e demais parceiros estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (25/01), na sala cultural do Theatro Victória. O evento carnavalesco é coordenado pela Associação das Agremiações Carnavalescas (Asac), Liga Independente de Blocos de Empolgação (Libes) e Carnalter, no apoio da Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Cultura (SEMC).  O período da Programação: Orla da cidade (05 a 09/02 e  Alter do Chão (06 a 09/02).

“Se faz necessário reunirmos para garantir o carnaval seguro aos foliões. Nos últimos anos, no trabalho competente dos órgãos de segurança refletiu  na diminuição de incidentes, principalmente em eventos de grande porte, como o carnaval.  O governo municipal vai somar  novamente com a segurança desarmada, 50 na cidade e 30 na vila balneária”, disse o secretário de Cultura Nato Aguiar.

Aguiar destacou outros compromissos do governo municipal com as entidades, 'no licitar, as  arquibancadas,  luz, palco,   som, disciplinadores ( 300 metros), guarda-corpo , as arquibancadas e  banheiros”, enumerou.

O representante do 3º Batalhão de Polícia Militar ( BPM), o Tenente Adelson Fialho, afirmou que 300 militares vão estar a serviço. Desses, 120 estarão em Alter do Chão”, especificou, Fialho.

Definido para atuar no evento pelo 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), 40 militares, a serem distribuídos na orla da cidade, Alter do Chão e na   praia do Maracanã. “Na logística vamos utilizar lanchas e viaturas”, informou o representante do comando (4º GBM), Tenente Clodoaldo Maciel.

“A Capitania Fluvial de Santarém vai destinar 22 militares. A logística será distribuída da seguinte forma: 15 para cidade (05 lanchas)  e 07 em Alter do Chão (01 lancha e  01 moto aquática ), informações do representante , o Sub Oficial, Antônio Reis.

As Portarias 001/2009 e 001/2014 que regem as normativas sobre o Carnaval, da 5ª Vara Cível da Infância e da Juventude, foram novamente reforçadas pelo representante do juizado, Elias de Jesus Pereira. “Quanto aos horários em relação as crianças até 06 anos de idade, o horário limite 0h. Crianças de 07 a 11 anos , até às 02h (acompanhadas dos pais ou de responsável legal).

O  Administrador Distrital de Alter  do Chão (ADA), Mauro Vasconcelos, disse que a exemplo da festa da virada do ano,  algumas ruas da Vila serão interditadas para organizar a demanda de público crescente no Carnalter. “ Para harmonizar o trafego de veículos e de pessoas, iremos adotar a experiência do réveillon, interditar trechos na área central e nas mediações do Lago dos Botos, o qual será a concentração dos brincantes, em média participarão 20 blocos”, disse.

No corredor da Folia, na Avenida Tapajós, na Orla da Cidade, da Praça da Matriz a Praça do Pescador. Participam 05 blocos da Asac e  07 blocos da Libes . Neste ano, por decisão da direção da Asac, não haverá disputa entre os blocos de enredo. Naldo Almeida, da Asac revelou que a retomada da competição em 2017, assim como o retorno de outros blocos de enredo, como a volta dos Blocos Unidos da Aparecida e da Grande Família, informou o presidente.

Inovação da Libes, segundo o presidente, Paulo Costa será na última noite de carnaval. “Teremos o blocão, uma estratégia de diversão, quando  todos os blocos da Libes vão passar pelo corredor da folia, nos sistema de vai e vem. Totalizando três horas de muita diversão”.


Programação do Carnaval 2016: Orla da Cidade e Alter do Chão

Santarém
05/06 ( sexta-feira)
Local: Praça do Pescador

Das 19 horas às 00h – Feira do Abadá
Atrações: Bloco Fissura da Liga Independente de Blocos de Empolgação (Libes) e Blocos Convidados: Bicolores do Oeste, Os Ordinários Topam Tudo, subindo o Pinto e Os Heróis


06/02 ( sábado)
Local: Corredor da Folia – Avenida Tapajós – Centro.
Das 19h  às 20h – Esquenta e concentração dos Blocos de Enredo

Das 20h às 21h
Bloco da Camisinha (SEMSA)
Bloco da SEMTRAS
Bloco da SEMJEL

Às 21h– Desfile dos Blocos de Enredo, da Associação das Agremiações Carnavalescas (Asac).
Bloco Unidos da Interventoria
Bloco Cacique da Prainha
Bloco da Pulga
Bloco Cruz de Malta
Bloco Linguarudo

Encerramento: 01h


07/02 ( domingo)
Local: Corredor da Folia – Avenida Tapajós – Centro.

Das 19h às 20h – Esquenta e concentração dos Blocos de Empolgação
Das 20h às 21h – Apresentação do Bloco Curumim Folia/SESC
Das 21h às 01h- Apresentação dos Blocos da Libes
Os Pagodeiros
Garotos da Coroa
Sorriso aberto
Os Charqueiros
Cheiro do Periquito
Vermelho e Preto
A Fogueteira
Encerramento:  01h


08/02 (segunda-feira )
Local: Praça do Pescador
Das 18h às 22h- Carnavelhinho

09/02 (terça-feira)
Local: Corredor da Folia – Avenida Tapajós – Centro.
Das 19h às 20h – Esquenta e concentração dos Blocos de Enredo e Empolgação
Das 20h às 22h - Desfile dos Blocos da Asac
Às 22h -Blocão da Libes
Encerramento:  01h


Carnalter - Alter do Chão
Período: de 06 a 09 de fevereiro
Das  17h  às 01h

Local: Lago dos Botos

Arte: Ascom da Asac e da Libes.
Texto e fotos : Alciane Ayres-Ascom-SEMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário