sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Programação de aniversário do acervo bibliotecário municipal: 49 anos de fundação





Na próxima quarta-feira, dia 20/01 será comemorado os 49 anos de fundação da Biblioteca Municipal de Santarém, Paulo Rodrigues dos Santos (BMPRS). O acervo é um dos equipamentos culturais, administrado pela Secretaria Municipal de Cultura (SEMC). Para felicitar a data, uma série de atividades foram programadas no período de 16 a 22/01. A primeira, amanhã, sábado (16/01), será na parceria com o Projeto educação fiscal começa em casa – Com direito a ter Direitos. O projeto faz parte do Programa Nacional de Educação. E a culminância da atividade será com a inauguração Projeto Comitê para a Democratização da Informática (CDI Bibliotecas), no dia 20/01, que funcionará nas dependências do acervo, com turma inicial de 10 alunos.
O projeto é uma iniciativa do Comitê CDI, com o patrocínio da The Bill & Melinda Gates Foundation, que usa a tecnologia para transformação social, empoderando comunidades e estimulando o empreendedorismo, a educação e a cidadania. Por meio de 715 espaços de empoderamento digital, a Rede CDI está presente em 14 países no mundo (Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, México, Portugal, País de Gales, Irlanda, Escócia, Polônia, Romênia e Letônia) e impactou até hoje mais de 1,64 milhão de vidas.
O diretor da BMPRS, Walteci Nogueira esclarece que, tudo foi organizado com proposta de mostrar à sociedade santarena a história e o legado constituído na biblioteca. “Um dos pontos intelectuais de Santarém, que conserva e transmiti a informação durante os todos estes anos”.
Nogueira informa ainda, que estão incluídas nos dias de festividades alusivas ao acervo, a campanha de doação de gibis e uma visita lúdica na pediatria do Hospital Municipal, na terça-feira (19/01), a partir das 9 horas.
Sobre a instalação predial-
A Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos foi fundada em 20 de janeiro de 1967, na época localizada, no antigo Theatro Victória. Em 1975 foi transferida para as dependências da Casa da Cultura.
Programação
16/01 (sábado): Ação do Projeto educação fiscal começa em casa – Com direito a ter Direitos. O projeto faz parte do Programa Nacional de Educação.
Participação: Cantinho da leitura/ Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos
Local: Beco Don João VI, enfrente a caixa d’água do D. E. R., esquina com a Rua Belém, no bairro da Prainha.
Horário: 10 horas.
· 18 a 22/01 (segunda a sexta-feira): Campanha Doação de Gibis/ Gibiteca + Cultura (em bom estado de conservação)
Local: Biblioteca Municipal, anexo a Casa da Cultura
Horário de Expediente: 8 horas às 18 horas
· 19/01 (terça-feira): Atividade lúdica da Biblioteca Municipal
Local: Pediatria do Hospital Municipal de Santarém
Horário: 9 horas
· 20/01 (quarta-feira): Aniversário da Biblioteca Municipal – 49 anos
Local: Biblioteca Municipal, anexo a Casa da Cultura
Horário: 9 horas.
Mais informações:
· Walteci Nogueira (diretor da Biblioteca Municipal): (93) 99138-7310
Texto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário