sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Casa Memória do Oeste do Pará abrirá ao público no mês de março




Foi aberta oficialmente a Casa Memória do Oeste do Pará, na noite de ontem, quinta-feira (05/02). No local, a sede do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós ( IHGTap). O espaço foi reformado pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC). “O governo municipal entrega à instituição, que passa a existir de fato e de direito, através desse espaço, onde haverá produção de conhecimento pautado na prática científica, que vai conservar, recontar e resgatar, o que Santarém tem de mais precioso, a historicidade” destacou o secretário de Cultura, Nato Aguiar.

O presidente o IHGTap, Pe. Sidney Canto, informou que a Casa deverá ser aberta ao público a partir do mês de março. “A sociedade santarena poderá ter acesso ao acervo. Atualmente com 1000 títulos recebidos por doação, muitos vieram do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), da Biblioteca Nacional e do Instituto Boanerges Sena. Iniciaremos o processo de catalogação, e no próximo mês será aberto ao público”.

Na oportunidade foi lançada a segunda série de cartões postais do IHGTap. Atualmente, a instituição santarena de caráter científico e cultural tem 30 membros ativos. Ela tem a finalidade de promover o estudo, a pesquisa e a divulgação da História, da Geografia, da Arqueologia e demais ciências correlatas na região oeste do Pará.

O prédio de relevância histórica pertenceu a Ruy Guilherme Paranatinga Barata (Ruy Barata), que nasceu em Santarém em 25 de junho de 1920 e faleceu em São Paulo no dia 23 de abril de 1990. Desempenhou várias funções, entre elas: advogado, escritor, cartorário, jornalista, poeta, professor e político.

Localização: Avenida Adriano Pimentel, 80, na área central. Na lateral da escadaria de acesso a Praça do Mirante do Tapajós.

Texto e foto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário