quarta-feira, 7 de agosto de 2013

3ª Conferência Estadual de Cultura terá quatro delegados de Santarém






O Município de Santarém participará na 3ª Conferência Estadual de Cultura, na capital paraense, nos dia 11 e 12 de setembro de 2013. Os delegados representantes estão ligados a entidades/instituições culturais e do governo local. As quatro representações foram escolhidas democraticamente, na 3ª Conferência Municipal de Cultura de Santarém, com abordagem na temática, “Uma política de Estado para a cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura” . O ato foi realizado na Casa da Cultura, durante a tarde e a noite, de ontem, terça-feira (06).  Foram escolhidos por meio de votação em plenária, os delegados (a): Elder Aguiar, Gean Araújo e Georgete Guimarães. Representando a esfera governamental, o secretário municipal de cultura Nato Aguiar. 

A programação de atividades teve inicio com a palestra da consultora da Unesco da região Norte, do Ministério da Cultura, Eliana Bogéa. Seguido da leitura e ordenamento do texto do regimento da 3ª Conferência Nacional, reordenando à realidade municipal, na estruturação do regimento interno da 3ª Conferência Municipal de cultura de Santarém. Tal procedimento foi feito através de votação, no total de 24 artigos.  
Foram discutidos quatro eixos temáticos: Eixo I-Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Eixo II-Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Eixo III-Cidadania e Direitos Culturais e Eixo IV-Cultura e Desenvolvimento. Os resultados da discussão dos grupos agregaram as 36 propostas do I Fórum Municipal de Cultura realizado, no mês de abril. Essas propostas servirão para subsidiar uma proposta de Lei a ser levada ao Legislativo de Santarém.

A abertura do evento cultural  foi feito pela vice-prefeita do município, Maria José Maia e participaram da solenidade o representante do Legislativo, a representante da Unesco-representação Norte do Ministério da Cultura, Eliana Bogéa,  Ronan Liberal Jr, o secretário municipal de cultura, Nato Aguiar, secretária municipal de turismo, Irene Belo,  e a representante das entidades artísticas, Georgete Guimarães. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário