segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Centro Cultural João Fona: 22 anos fomentando a história santarena




Amanhã (27/08), o Centro Cultural João Fona (CCJF) completará 22 anos de atividade. Em comemoração a data, a partir das 9h, haverá a exposição de banner’s que vão contextualizar  história de Santarém, do patrono do Museu e fundadores. Depois será servido um café da manhã regional. E durante esta semana, no horário das 8h às 17h, a visitação será voltada para a temática de aniversário da instituição. O espaço é utilizado exclusivamente com finalidades culturais, dando-se prioridade para a instalação, em suas dependências, de um Museu capaz de fornecer uma visão abrangente da história santarena, no que determina um dos artigos da Lei Municipal de nº 13.791 de 27 de agosto de 1991.

O diretor CCJF, Laurimar Leal destaca a importância das ações da instituição no âmbito educacional e cultural. “Uma grande parte  da história de uma cidade está no museu e podemos afirmar que o Centro Cultural João Fona é a sala  de visita da nossa cidade”.  Atualmente o CCJF recebe visitantes locais,  estaduais, nacionais e internacionais. Nas rotas turísticas internacionais, do mês de outubro a março, é um dos locais mais visitados por estrangeiros. 



“No prédio funcionou atividades do Ministério Público de Justiça (fórum de Justiça), Intendência Municipal (Prefeitura de Santarém), Câmara Municipal e Prisão Pública, em 1868.  A  edificação do prédio iniciou  em 1853 com término em 1867”, explicou Laurimar.


 




Texto e foto: Alciane Ayres-Asom/SEMC.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário