sexta-feira, 23 de agosto de 2013

SEMC PARTICIPA DO BALAIO DO PATRIMÔNIO 2013




Encerra nesta sexta-feira (23), na capital paraense, o “Balaio do Patrimônio”, uma realização da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Pará (IPHAN). Na abertura, a Dra. Dorotéia Lima,  explicou o papel do IPHAN no sistema de cultura brasileiro, informando que para este ano ainda, está previsto  em torno de 1.9 bilhão de reais, que o governo brasileiro  implementará nessa área, através do PAC das cidades históricas. O governo municipal, representado pelo Chefe da Divisão de Patrimônio, Eduardo Dias, um dos palestrante do encontro, no assunto: a situação e as ações que estão sendo implementadas em Santarém, na atual gestão municipal.

“Eu vim dialogar com os representantes do Arquivo Público do Pará, para trazer a Santarém, uma oficina de Restauro de documentos, em razão da necessidade urgente de se preservar a documentação existente tanto em Santarém, como em toda em toda região do oeste paraense”.  Ele informa também o convite feito a Superintendente do IPHAN no Pará, Dra. Dorotéia Lima, para vir a Santarém conversar a respeito de levantamentos e políticas de preservação no Município, ainda nesse semestre.

Como palestrante o encontro teve também, o diretor geral do arquivo público do Rio de Janeiro, o historiador Paulo Knauss,  o docente da UNICAMP/SP, José Arruti, além da experiência dos  representantes dos municípios de Cametá, Afuá e Óbidos, que já estão inseridos nos programas do PAC das cidades históricas do Pará.

Postagem de Alciane Ayres- ASCOM/SEMC,  com informações de Eduardo Dias-DPC/SEMC.

Um comentário:

  1. Alguma novidade sobre a oficina de restauro de documentos e políticas de preservação? Ainda acontece esse semestre? Desde já parabenizo a iniciativa do Chefe da Divisão de Patrimônio, Eduardo Dias. Santarém necessita desses esclarecimentos. Doroteia com certeza trará imensuráveis informações sobre o assunto.

    Att,

    Fabíola Pinheiro

    ResponderExcluir