segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Evento literário encerra com Lançamento de obra sobre violonista santareno


Foi com apresentações de teatro/dança da Cia do Tijolo, encontro literário, papo-cabeça , sessão de autógrafos, visitação nos stands e o  Lançamento, “Sebastião Tapajós: 50 anos de vida artística”, organizado pelo escritor, Cristovam Sena, que encerrou o VI Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, ontem, no domingo (10). 

Sena diz que violonista agregava materiais como recortes de jornais e revistas. E ordenou cronologicamente e dando formato de livro. “ E um trabalho de dois anos, muito prazeroso e  de grande conteúdo. Sendo que  99% foi feito com recortes de jornais e revistas, fomos atrás de folders, garimpamos o LP’s , as capas, depois CD e DVD. Conseguimos um total de 50 capas. Quem quiser se aprofundar sobre a vida de Sebastião Tapajós e fazer  um trabalho bibliográfico terá que passar por essa obra”.  O organizador classifica o artista como “o maior violonista que a humanidade conhece, é um gênio, de uma grande humildade, um ícone do violão mundial”.
Sebastião Tapajós acompanhado de violão apresentou-se ao público e qualificou o trabalho de Cristovam Sena, “é maravilhoso. Um apanhado de informações que o Cristovam fez muito interessante. São informações crônicas, críticas e comentários”.
Em prévia avaliação geral das atividades no Espaço Pérola e mediações, a representante da Secretaria de Estado de Cultura  do Pará (Secult) em prévia avaliação ficou impressionada com o quantitativo de público que visita o Espaço Pérola. “As nossas expectativas superam a cada ano com a quantidade de público que visita  e as pessoas vem para adquirir uma obra literária. O grande protagonista da nossa feira, é o livro.  E nessa aquisição vemos que atingiu o foco. E no final do ano deste ano estaremos fechando o período de trabalho no salão de 2014”.
Para o secretário Nato Aguiar  confirma que o evento foi promissor com fluxo a rotatividade financeira e visitação. “E o propósito maior a aproximação do público  com escritores da região e nacionais. “ Nas discussão dos papo-cabeças, os participantes saíram com muita coisa a ser alterada nas suas vidas”. 



A prefeita Maria José Maia presente no evento destacou o envolvimento de toda população durante os 10 dias de ações voltadas para leitura. “Todos esperam por esses dias, eu acredito que  foram dias para melhorar a leitura . Uma oportunidade impar para as escolas, quando os  alunos  ficam mais estimulados à leitura”.  Ela participou da Sessão de autógrafos, do livro: “Sebastião Tapajós, 50 anos de vida artística”, organizado pelo escritor Cristovam Sena.
 
 
                                               Lançamentos do sábado (09/11)


O livro ” Do Meio-Dia Pra Tarde”, de Floriano Cunha e o livro científico , “Agricultura Familiar: merenda saudável para as crianças”, das jornalistas, Ailanda Tavares e Alciane Ayres

Nenhum comentário:

Postar um comentário