sexta-feira, 1 de novembro de 2013

XV Festival do Açaí mescla cultura e pesquisa



No total de 300 latas com açaí serão viabilizadas para o consumo no XV Festival do Açaí que inicia amanhã 02/11. O evento que mescla a cultura e a pesquisa já é tradicional na Comunidade de Santa Luzia. Esse cenário fica localizado no Km 08, na Rodovia Everaldo Martins, na PA-457.  No apoio Prefeitura Municipal de Santarém (PMS), por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC).

O coordenador do evento Ronilson Pedroso garante que “na culinária os visitantes vão degustar diferentes delícias dos derivados do açaí, como o bolo, brigadeiro, pudim, licor e entre outros”. Na programação cultural haverá grupos folclóricos, bingão e festa dançante. Paralelo às atividades culturais, o processo produtivo do açaí tornou-se assunto de pesquisa educacional. “Professores de faculdades e escolas nos confirmaram a presença com os alunos para fins de pesquisa da plantação a produção da nossa matéria-prima”.

A comunidade é formada por 100 comunitários distribuídos em 25 famílias. Atualmente o açaí utilizado para festival é oriundo da produção dos comunitários de Santa Luzia e mais 6 localidades, na região do Eixo Forte.  Mais informações com Ronilson Pedroso (coordenação), fone: (93) 9132-7287.

Programação

02/11-Sábado

Solenidade de abertura com autoridades
Abertura Oficial – 19h

Apresentação de danças folclóricas (vindas da área urbana de Santarém)

03/11-Domingo

Abertura para vendas de alimentação (derivados do açaí) – 9h
Show de barzinho (Na hora do Almoço)  – 12h
Bingão – 16h
Show da Banda Forrozão Turbinado– 22h

Texto: Alciane Ayres/Ascom-Semc. 
Foto: Google.


Nenhum comentário:

Postar um comentário