terça-feira, 21 de maio de 2013

Memorial Cultural e IHGTap funcionará na Casa do Maestro Isoca





A residência do Maestro Wilson Dias da Fonseca, o popular Isoca deverá passar por vistoria, reforma e revitalização, na responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA). Antecipando esses procedimentos, um inventário dos pertences do músico dentro do imóvel vai ser feito pela Secretaria Municipal de Cultura (SEMC). Com a renovação estrutural, novas atividades vão ser desenvolvidas nas dependências do prédio. “O apoio do governo municipal, através das secretarias estabelece ao indicativo da família do maestro, em transformar essa morada, na Casa Memorial Cultural do Maestro Wilson Fonseca e ainda disponibilizar o espaço ao funcionamento do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, o IHGTap”, explicou o secretário de cultura, Nato Aguiar.

 diretor do (IHGTap), padre Sidney Canto ressalta o empenho por um local, referência para atividades da instituição. “Nós estamos em busca de uma sede para o IHGTap desde a fundação  e  fomos atendidos pela disponibilidade da família Fonseca no repasse da casa do maestro Isoca”. 

O represente da família do músico, Agostinho Fonseca, destaca o sentimento dos familiares na participação deste projeto. “Estamos felizes em participar desta idéia, e que possamos abrir a casa dele [Isoca] e transformar nesse grande acervo, juntamente com a sede do IHGTap, porque era uma das coisas que ele fazia, além da música,  a  pesquisa sobre a história de Santarém”.

Esses assuntos foram tratados em uma reunião, na tarde de ontem, na casa do músico falecido em 2002.  Isoca deixou um legado de mais de mil composições, diversificadas em peças sacras, clássicas, populares e folclóricos. Participaram também do encontro, o secretário da SEMINFRA, Edilson Pimentel e os membros do IHGTap, a historiadora Terezinha Amorim e professor  universitário, Anselmo Colares. Está previsto a finalização das obras, em novembro, mês de comemorações da data do nascimento do maestro.




Texto e foto: Alciane Ayres - Ascom/SEMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário