terça-feira, 21 de maio de 2013

Oficina de banjo traz a proposta de sustentabilidade ambiental



As oficinas ofertadas pela Fundação Curro Velho, da capital paraense, na parceira da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), baseiam-se na sustentabilidade ambiental, utilizando na produção de instrumentos musicais, resíduos da natureza. “Buscamos sempre a harmonia com o meio ambiente, há grande percentual de materiais reaproveitados da natureza, no banjo usamos troncos de árvores, e nos demais as cuias para fazer as maracas, bambú para fazer o reco-reco, pele de animal (boi) e completando com outros acessórios, no geral o custo é praticamente zero para o fabricante artesanal”, explicou o monitor da oficina, Raimundo Piedade da Silva.

Pela manhã, os participantes apenas visualizaram as peças e ferramentas a serem trabalhados nas oficinas. O representante da agremiação carnavalesca do Bloco Unidos de Aparecida, Walteci Nogueira participa da oficina, e diz que a iniciativa do governo municipal vem facilitar o barateamento dos instrumentos para classe. “Muitas das vezes queremos colocar um toque diferente, na bateria e deixamos de fazer, porque nem sempre temos como custear. Fico feliz em participar desses cursos e certamente contribuirá bastante à nossa agremiação”.
As oficinas estão em atividade, no Centro Cultural João Fona, nos horários, de 8h30min às 12h e das 14h30min às 17h30min.  E encerram no dia 1º junho. A meta da organização, e que cada aluno confeccione um instrumento e saiba manuseá-lo.

                                                     Setor de inscrição das oficinas, na recepção do Centro Cultural João Fona.




Texto e foto: Alciane Ayres – Ascom/SEMC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário