segunda-feira, 24 de junho de 2013

Aniversário da Pérola do Tapajós: Santarém/Terra de Encantos e Encontros



A Prefeitura Municipal de Santarém (PMS), por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) e parceiras vem promovendo atividades culturais diversificadas por conta do aniversário da cidade: Santarém 352 anos. Terra de Encantos e Encontros. “Com base na valorização cultural local, e com reforço de atrações regionais e nacionais, milhares de pessoas vivenciam diferentes emoções, por meio da música e dança”, disse o secretário de cultura, Nato Aguiar.

Ontem, dia 23, na Orla da Cidade, o talento regional foi a mil, com o 12º  Festival de Música do Servidor público (12º Servifest), Polo Santarém.  No palco 11 participantes que vieram das regiões  do Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu.  Essa foi a primeira etapa de seis fases. Além da competição, o Rei do Carimbó, o Pinduca, não deixou ninguém ficar parado. Ganhando milhares de dançarinos adeptos ao ritmo sensual e acelerado, característico do paraense. Essa ação foi coordenada pela Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA), na parceria da Fundação Paraense de Radiodifusão / Funtelpa, (PMS), através (SEMC).
Para a final, na capital paraense, no dia 14 de dezembro foram classificados respectivamente, ao 1º e 2º lugar: Wander Andrade, com a música “Viola Quebrada “(Seduc/Santarém) e  Joedson dos Santos, com a música, “Carta ao Homem” (SEMED/Belterra). 
No dia 22/06, data o aniversário da cidade de Santarém, as programações culturais iniciaram no palco da Orla, ao som dos  Dj’s (estúdio do Joubert, Nitinho e Mc Ozama), seguido da banda, Forrozão 4x4,  e do Show Nacional do, ARAKETU.  
Antes da atração nacional, uma explosão de luzes no céu da Pérola do Tapajós. O público viu e registrou  o momento dos contrastes das cores dos fogos de artifícios. Foram cinco minutos de muita  tecnologia  pirotécnica  no céu de Santarém.  A multidão festejou o espetáculo das luzes com aplausos e gritos. E por baixo dessas emoções, o Tatau, vocalista do ARAKETU subiu ao  palco, e sacudiu a enorme plateia, no cenário do show. Tatau fez destaque à proximidade com os santarenos. “Santarém terra que eu quero bem. Um lugar acolhedor e receptivo. Nos sentimos muito a vontade aqui. Trouxemos muita alegria para Santarém, no momento dessa grande festa, do aniversário da cidade”.

Já foram realizados, na Orla, a apresentações locais, como o Canta Santarém, com a média de 30 artistas no palco, no dia 21/06. No âmbito nacional mais artista, a cantora gospel Ludmila Ferber, que referenciou a cidade santarena, no último dia 20/06. “Santarém tem um calor abençoado é aquecida e umedecida pelas águas de Deus”. 


Outras atividades da SEMC também ocorreram na Praça do Mirante, com a orquestra Jovem Maestro Wilson Fonseca, a Filarmônica Municipal  Professor José Agostinho, bandas de rock, reggae e grupos regionais. E retorna mais noite cultural local à praça, amanhã (25), com o Tributo a Ruy Barata, ao cargo de artistas locais, a partir das 20h. No geral, as comemorações do aniversário de Santarém, encerram no próximo sábado, dia 29.

Participam como parceiro nas ações da SEMC, demais secretarias e coordenadorias municipais, 3º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil, 4º Grupamento de Bombeiros Militar, Conselho Tutelar I e II, Juizado da 7ª Vara da Infância e da Juventude, Grupo de Emergencistas do CEPES  e Capitania do Portos de Santarém. 

 TextO: Alciane Ayres (ASCOM/SEMC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário