quinta-feira, 13 de junho de 2013

HISTÓRICO DA ESCOLA DE MÚSICA MAESTRO WILSON FONSECA




 O Instituto Maestro Wilson Fonseca nasceu na Escola de Música Maestro Wilson Fonseca que foi fundada em 02 de agosto de 1993, sob a direção de Agostinho Fonseca, através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Santarém e a Fundação Carlos Gomes, quando então superintendente a Prof.ª Glória Caputo, que escolheu o nome do patrono da Escola como reconhecimento e homenagem a um dos maiores compositores da Amazônia.


Assim, há 20 anos a Escola de Música vem desenvolvendo atividades sem fins lucrativos, atuando permanentemente em busca da qualidade, formando cidadãos conscientes, responsáveis, disciplinados e cristãos, através do ensino, da valorização e divulgação da música, do músico e das culturas local e mundial, num grande leque de atuações.

Com participação da família, do Poder Público Municipal e Estadual, de parcerias diversas e da comunidade, vem beneficiando crianças, adolescentes, jovens e adultos, proporcionando ocupação sadia e profissionalizante, onde os resultados, reconhecimentos e conceitos já alcançam não apenas a esfera local e estadual, mas também o âmbito nacional, com alguns reflexos fora do País.

Atendendo cerca de 400 alunos com seus mais de vinte cursos, o Instituto vem formando Músicos, Cantores, Professores, Corais, Bandas, Orquestras, Conjuntos Camerísticos, Grupos Musicais Diversos, Solistas, Regentes, Dançarinas e Atores das Artes Cênicas, todos de grande performance, com os quais abastece a região com profissionais qualificados que atuam não apenas na cidade de Santarém, mas também nas cidades vizinhas, em diversas nas Capitais do Brasil e em muitas Cidades da região Amazônica, proporcionando o aumento da busca do conhecimento, apreciação e valorização da música, do senso da arte e da cultura universais.

A Escola de Música reavivou o gosto pela Música e mudou a história da arte de Euterpe em Santarém, desde a sua instalação. E tudo se multiplica por meio de atuações diretas e/ou indiretas.

Com a valorização, o crescimento e a divulgação da arte musical, do artista e da cultura locais, a Escola de Música tornou-se um referencial que a faz ser considerada como um dos mais importantes Patrimônios Culturais de Santarém, muito amada, respeitada, requisitada e aplaudida pelos santarenos e por todos que conhecem suas atividades e seus frutos.

A Orquestra Jovem Wilson Fonseca, um dos frutos da Escola de Música Maestro Wilson Fonseca, apresentou-se em público pela primeira vez como Banda Maestro Wilson Fonseca em 21 de junho de 1995, na programação oficial em comemoração ao aniversário de Santarém, com 34 integrantes da faixa etária de 09 a 15 anos, após apenas três meses de formação. Desde então vem crescendo não apenas em quantidade e qualidade, mas em performance e reconhecimento com vasto repertório que abrange do folclórico ao clássico, local e mundial.

Hoje a Orquestra Jovem Wilson Fonseca é formada por 50 músicos e alunos de música de ambos os sexos, da faixa etária a partir dos 14 anos de idade, e cumpre uma agenda de mais de 100 apresentações públicas anuais, sendo muito requisitada e aplaudida em razão da sua grande aceitação pelo público e pela crítica especializada.

Vem recebendo, de diversas partes do Mundo, expressiva manifestação de Músicos, Professores, Maestros, Musicólogos, Jornalistas e apreciadores da arte e cultura da música, tornando, assim, um orgulho e uma bênção não apenas para Santarém, mas para o Estado do Pará e a Amazônia.

Já se apresentou em várias cidades da região, bem como nas capitais: Belém-PA (diversas vezes), Salvador BA e São Paulo SP, em turnê com um mês de duração, tendo se apresentado no Teatro Municipal de São Paulo e no Teatro SESC Pompéia, ao lado de grandes artistas de renome nacional como Marília Pêra, na peça denominada “Ciranda dos Homens... Carnaval dos Animais” sob a regência do Maestro Agostinho Fonseca, e a direção geral do espetáculo conduzida pelo coreógrafo de reconhecimento internacional Ivaldo Bertazzo.
Dentre os diversos títulos recebidos destacamos: “Título de Honra ao Mérito” outorgado pelo Poder Público Municipal; “Prêmio Mário de Andrade” outorgado pelo Ministério da Cultura “como reconhecimento por sua expressiva participação no cenário artístico e cultural brasileiro e destacada atuação em seu ramo de atividade” (carta do Ministério da Cultura); “Comenda da Ordem do Mérito Jus et Labor” no grau Institucional, outorgada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Belém PA).
Gravou 2 CDs “Sinfonia Amazônica” (2002) e “Sinfonia Amazônica 2” (2003), com participação do Coral Expedito Toscano (também da Escola de Música Maestro Wilson Fonseca), sob a direção e regência do Maestro Agostinho Fonseca, contendo, em sua maioria, músicas do patrono da Escola de Música e da Orquestra Jovem (Wilson Fonseca).

Muitos dos professores de Educação Artística atuantes nas redes Municipal e Estadual de ensino, além de diversas escolas privadas, não apenas de Santarém, mas das cidades circum-vizinhas, bem como em diversas capitais do Norte do nosso País, iniciaram sua formação na Escola de Música Maestro Wilson Fonseca.

Seguindo o programa estabelecido para a formação do ser humano como um todo, a Escola de Música disponibiliza momentos de oração com os todos os alunos, professores, familiares e convidados, através do Grupo de Oração São Gabriel.
O Instituto Maestro Wilson Fonseca e a Orquestra Jovem Wilson Fonseca, pelo papel vêm desenvolvendo com qualidade e competência, vem possibilitando a ampliação da cultura musical, da dança e das artes cênicas na região, e já têm seus nomes registrados na história de Santarém e do Estado Pará, através de suas trajetórias de pioneirismos, recordes, sucessos, conquistas, resultados e exemplos que vem sendo seguidos, tanto na esfera cultural como no âmbito familiar, educacional e social.

O mais recente curso que a Instituto Maestro Wilson Fonseca oferece é o de Dança Contemporânea, Jazz e Balé, à candidatas do sexo feminino, nas modalidades infantil, e juvenil, implantados em 2011 e o Curso de Teatro, implantado em 2012. Apesar de recém-instalados, já vem apresentando excelentes resultados em suas apresentações.

Está aguardando para o segundo semestre deste ano, a instalação do Curso de Curdas (Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo) pela Fundação Carlos Gomes.

                                                                                                                                                                   Texto: Gean Marcos Araujo/IMWF.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber se vocês ainda possem as imagens da fundação em uma entrevista dada ao Fantástico entre os anos de 1993 a 1996 (não lembro com exatidão), sendo que a entrevistadora tratava-se nada mais nada menos que Glória Maria... gostaria de uma resposta mesmo que negativa à respeito do assunto em questão. Favor responder para: carvalhoals@gmail.com

    ResponderExcluir