sexta-feira, 5 de julho de 2013

Notícia da Representação Regional Norte do Ministério da Cultura-RRN:



 Prorrogadas as inscrições do Prêmio Culturas Populares
A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) anunciou quarta-feira, 3, que estão prorrogadas as inscrições do Prêmio Culturas Populares, e que agora os proponentes poderão enviar seus projetos até dia 5 de agosto. Esse prazo a mais de 32 dias se deve ao grande número de pedidos feitos para que a data fosse prorrogada. Muitas inscrições já foram feitas a esse Prêmio que é destinado a projetos elaborados por comunidades, grupos ou Mestres que valorizem e divulguem a cultura popular brasileira. 

As inscrições poderão ser realizadas pela internet, por meio do Sistema SalicWeb, no site do Ministério da Cultura, ou por via postal, sendo necessário, em ambos os casos, encaminhar a documentação e anexos exigidos pelo Edital. O concurso selecionará 350 projetos, sendo 170 prêmio para Grupos, 170 prêmios para Comunidades e outras dez premiações para Metres da Cultura Popular in Memoriam, destinadas a projetos que apresentem trabalhos de mestres já falecidos.

O Prêmio Culturas Populares abrange um amplo leque de expressões da cultura brasileira, que vão desde práticas religiosas, rituais e festas populares, mitos, narrativas orais, medicina popular, alimentação e culinária, grafismos, danças, entre outras. O tema da edição do Prêmio 100 Anos de Mazzaropi é uma homenagem ao ator, produtor e cineasta paulista Amácio Mazzaropi, um dos ícones dos primeiros anos do cinema nacional. Através de seu personagem "Jeca Tatu" retratou o jeito simples e irreverente do caipira brasileiro.

 O valor individual das premiações é de R$ 10 mil já descontado os impostos.O Prêmio Culturas Populares foi instituído pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC) no ano de 2007, como forma de reconhecer e fortalecer a atuação exemplar de Mestres,  Grupos e Comunidades praticantes de expressões da cultura popular brasileira. Já foram lançadas três edições do prêmio, somando 695 iniciativas contempladas em todo o país, com um investimento total de R$ 6,9 milhões.
 Fonte: Boletim Especial da Regional Norte / Minc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário