terça-feira, 9 de julho de 2013

SEMC abre ação da COMDEC: resgate histórico do Festival Borari



 

.

Técnico em educação e cultura da SEMC, Mauro Cambizes inicia apresentação sobre o resgate do Festival Borari.






Entrada da Vila de Alter do Chão, por via terrestre. O Símbolo saúda os visitantes e turista. A Santíssima Trindade.


Edilberto Ferreira, pesquisador cultural.





Na parceira da ação de Verão/Prevenção/Segurança, organizada pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), a equipe da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) fez a abertura na manhã de atividades, na Vila Balneária de Alter do Chão, com a palestra sobre o Resgate da História do Festival Borari. O técnico da seção de educação e cultura da SEMC, Mauro Cambizes, juntamente com o pesquisador cultural, Edilberto Ferreira abordaram as diretrizes, de ocupação geográfica, preservação cultural, perfil cultural e a importância do festival. A proposta da ação da COMDEC esteve voltada na capacitação das pessoas para terem noções básicas de primeiros socorros em casos de afogamento e como agir corretamente em princípios de incêndio.  E ainda, tratar da prevenção do meio ambiente, relacionado ao lixo deixado na praia. Como também, o combate a dengue. 

Prosseguindo, a linha de atividades, os assuntos abordados pelas instituições municipais, respectivamente foram: a educação ambiental, no apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Primeiros Socorros, com militares da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado (Cedec), Combate a Dengue ( Divisão de Vigilância em Saúde-Divisa) e qualidade no atendimento ao turista/manipulação de alimentos (Secretaria Municipal de Turismo). 

Em média, 80 pessoas participaram do trabalho da COMDEC  e dos parceiros.  As ações foram realizadas nas dependências da Escola Municipal Antônio de Sousa Pedroso/Escola Indígena Borari. Paralelo, a palestra de combate a dengue da Divisa, 80 agente de endemias foram a campo, na vila. Eles executaram atividades de eliminação de focos da dengue, educação e saúde.

 

Bombeiro Guarda Vida reforça os cuidados com a navegação  aos catraeiros e proprietários de lanchas.
Alguns dos agentes de endemias que realizaram ação de combate à dengue, na Vila de Alter do Chão.

Primeiros Socorros, com militares da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado (Cedec).

                                                                                        Texto e Foto: Alciane Ayres-ASCOM/SEMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário